VIOLÊNCIA
Em 2023, Capital registrou 734 crimes de estupro, 82% das vítimas são do sexo feminino, 571 entre crianças e adolescentes, 72% pessoas negras ou pardas
21/02/2024
07:30
ASSECOM
MARIA GORETI
A Procuradoria da Mulher na Câmara publicou nesta quarta-feira (20) nova edição do Boletim do Observatório da Mulher de Campo Grande destacando os dados alarmantes sobre a violência sexual contra as mulheres.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS), 734 crimes de estupro foram registrados em Campo Grande, sendo que 612 das vítimas são mulheres. É preocupante notar que, por faixa etária, 382 são crianças, 189 são adolescentes, e 5 são idosos.
Além disso, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023) ressalta que pessoas negras continuam a ser as principais vítimas da violência sexual. Alarmantemente, 77,2% dos estupros de pessoas com mais de 14 anos foram perpetrados por conhecidos.
A nova edição do boletim também destaca a importância das legislações nacionais e municipais no combate à violência sexual. Disponibiliza uma compilação das leis existentes para enfrentar esse grave problema, fornecendo uma base para ações e políticas públicas mais eficazes.
"É crucial reconhecer a gravidade da violência sexual contra meninas, jovens, negras ou pardas e tomar medidas concretas para combatê-la. Esperamos que esta edição do boletim não apenas traga à luz a realidade desse crime tão grave, mas concorra para estimular ações significativas em todos os níveis de governo e na sociedade para acabar com esse horror", afirma a Procuradora da Mulher e vereadora, Luiza Ribeiro (PT).
Mais informações sobre o trabalho da Procuradoria através do telefone 67 3316-1623
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios