MODERNIZAÇÃO
Com investimento de mais de R$ 500 mil, hospital da Rede Ebserh em Dourados (MS) adquire aparelhos de ultrassonografia portáteis
Os equipamentos permitem atendimento beira-leito que, além de agilidade, conferem maior segurança aos pacientes e configuram em mais um recurso para os residentes do hospital
21/08/2023
15:00
ASSECOM
Com informações do HU-UFGD
Dourados (MS) – Exames abdominais, vasculares, pequenas partes, musculo esquelético, procedimentos anestésicos locais e aplicações superficiais, cardiologia adulta e pediátrica, ginecologia e obstetrícia. Todos estes procedimentos agora são realizados de modo mais prático no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), graças à aquisição de três novos aparelhos de ultrassonografia portáteis, totalizando R$ 557.750,00, por meio de processo licitatório. A entrega foi realizada na última quarta-feira (16), em cerimônia realizada com a presença do superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick, gerentes e outros profissionais do hospital.
Os aparelhos de ultrassonografia são equipamentos portáteis que, devido ao seu tamanho, facilitam o uso. Dessa forma, os profissionais podem utilizá-los em qualquer lugar, sem a necessidade do uso de enormes aparelhos que necessitam de uma sala própria para ser fixado, ou que quando movimentados podem sofrer avarias e riscos aos pacientes acamados. Com isso, a logística entre os consultórios, clínicas e hospitais é aprimorada.
Das três máquinas, uma ficará na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI Adulto) para atender as demandas da unidade e da clínica médica, que, além do uso na assistência, visa melhorar os recursos para a residência em terapia intensiva e os outros dois na Unidade de Imagem, disponíveis para os setores que demandarem o uso.
Para o superintendente da unidade da Rede Ebserh, a aquisição representa uma importante ferramenta para o ensino e para a qualidade da assistência prestada no hospital. “O ECO* e a ultrassonografia à beira do leito (TBL), ou Point-of-Care testing (POCT) vêm ganhando protagonismo nas práticas em saúde, com muitas evidências científicas recomendando seu uso rotineiro nas mais diversas áreas. Ele garante procedimentos mais seguros, diagnósticos mais rápidos e tomadas de decisão mais assertivas e personalizadas. Esperamos, com isso, além do benefício clínico para os cuidados executados no hospital, impulsionar, através do ensino, o uso da ferramenta nas outras instituições de saúde da nossa região”, ressaltou Hermeto Paschoalick.
Os equipamentos adquiridos pelo HU-UFGD contribuem para a estruturação do serviço de ultrassonografia portátil para atender diversos setores do hospital, tanto as UTI's como o Centro Cirúrgico e Clínicas. “Além disso, eles vão ajudar na segurança do paciente, pois alguns procedimentos serão feitos de forma mais segura e precisa com a visualização do equipamento. Essa aquisição trará inúmeros benefícios para pacientes, profissionais e além desta residência, atenderá à outras demandas de ensino e pesquisa também”, explica a chefe do Setor de Engenharia Clínica, Flávia Lefort Lamanna.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Exame de ecografia
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios