POLÍTICA
Ex-presidente Jair Bolsonaro se torna inelegível por oito anos
TSE apontou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação
30/06/2023
11:50
GABRIELA COUTO
©ARQUIVO
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deixou a chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-vice-presidente Walter Braga Netto (PL) inelegível por oito anos. O julgamento, ainda em andamento, deu como procedente a AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) do PDT, ambos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores realizada em julho de 2022.
O voto do relator e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, foi favorável ao pedido. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, nesta manhã, o placar a favor da inelegibilidade está 4 a 1, restando apenas dois votos para conclusão.
O advogado do PDT, Walber Agra, ponderou que ação não visa somente investigar o que foi dito no encontro com diplomatas, e sim apurar eventos em que, sem provas, o então presidente colocou em xeque a legitimidade do sistema eleitoral.
Já a defesa dos candidatos, representada pelo advogado Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, afirmou que Bolsonaro estava resguardado pela liberdade de expressão e que a exposição de pontos de dúvidas em evento público que constava na agenda oficial de chefe de Estado foi realizada no afã de aprimorar o processo de fiscalização do processo eleitoral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios