RIBAS DO RIO PARDO
Assistência Social realizará qualificação do CadÚnico para aperfeiçoar programas sociais
As ações começam a partir de maio por uma exigência do governo federal, que quer um raio X dos beneficiários
25/04/2023
15:00
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) vai realizar – a partir de maio – uma ação de qualificação do Cadastro Único (CadÚnico) com a finalidade de melhorar os serviços dos programas sociais do governo federal, com ênfase no Bolsa Família. As ações serão voltadas para todas as famílias inscritas no CadÚnico.
Por definição, o CadÚnico é a porta de entrada para ter acesso aos programas sociais do governo federal e funciona como um um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
De acordo com Marileia Garcia de Oliveira, que coordena o CadÚUnico em Ribas do Rio Pardo, essa qualificação será essencial para que os dados cadastrais reflitam a realidade das famílias e pessoas cadastradas para que se aprimorem a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas.
Ao todo, serão realizadas três atividades. A primeira delas será a Averiguação Cadastral de Renda (AVERENDA23), ou seja, uma comparação entre a renda declarada pelas famílias para o Cadastro Único e a renda contida em outras bases de dados do Governo Federal para identificação e tratamento de divergências.
A segunda atividade será a Averiguação Cadastral Unipessoal (AVEUNI23), que consiste em uma seleção de registros unipessoais, isto é, aqueles em que somente uma pessoa está cadastrada, para a verificação da composição familiar. A terceira atividade será a Revisão Cadastral (REV23), que vai tratar dos registros desatualizados, ou que foram atualizados pela última vez há mais de dois anos. Nas três atividades serão realizados mutirão, busca ativa e visita domiciliar.
Na avaliação de Marileia Garcia de Oliveira, essas atividades serão importantes para ampliação e melhorias do Bolsa Família, que é o maior programa de transferência de renda do Brasil e considerado um dos principais no combate à pobreza, além de ser reconhecido em todo o mundo. A partir daí o governo federal poderá implementar mudanças como o acréscimo de R$ 150, além dos R$ 600 vigentes, por cada criança de zero a seis anos que esteja na escola, entre outras melhorias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Esquenta Black Friday registra alta de 7,9% nos pedidos e indica crescimento na data principal
Leia Mais
TCE-MS participa de ação de cidadania na aldeia Te’yiku
Leia Mais
Presidente da Arauco, Carlos Altimiras, é homenageado pela FIEMS com Medalha da Ordem do Mérito Industrial
Leia Mais
Violência doméstica em Mato Grosso do Sul: Dados alarmantes e o impacto da data de 25 de Novembro
Municípios