DIÁLOGO COM GESTOR
Jerson Domingues percorre municípios de MS reforçando a importância da Primeira Infância em encontros com gestores municipais
28/06/2025
08:25
REDAÇÃO
O programa enfatiza a prioridade do cuidado com as crianças de zero a seis anos, reconhecendo que a garantia dos direitos na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento humano e social sustentável.
Durante os encontros, que reúnem prefeitos, secretários municipais e outros gestores públicos, Jerson Domingues destaca que a atenção às políticas públicas para a primeira infância precisa ser uma pauta compartilhada e integrada entre todas as esferas de governo. “Cuidar das nossas crianças é uma prioridade que deve estar no centro das decisões administrativas. São os primeiros anos que definem o futuro das nossas cidades e do Estado”, ressalta.
Em uma das recentes etapas do programa realizado em Coxim, o município de Sonora esteve representado por sua prefeita Clarice Werling, que expressou o orgulho de participar desse momento de troca e aprendizado. “Foi uma honra representar Sonora ao lado de prefeitos da região e do presidente do TCE-MS, Jerson Domingues. Seguimos firmes no compromisso de construir um futuro melhor, começando pelos pequenos”, destacou.
O “Diálogo com o Gestor” faz parte da estratégia do Tribunal de Contas para fortalecer o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância (PPI), iniciativa que conta com a adesão de 79 municípios sul-mato-grossenses. O objetivo é oferecer capacitação, orientações técnicas e apoio para que as administrações municipais possam desenvolver e implementar os Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI), assegurando uma gestão eficaz e focada nos direitos e bem-estar das crianças.
Além da capacitação técnica, os encontros estimulam a cooperação entre gestores municipais, fortalecendo redes de apoio interinstitucional, que envolvem o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, além de associações como a Assomasul e a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul.
A participação ativa dos gestores municipais tem sido fundamental para o sucesso do programa, que já registra a criação e implementação dos planos em grande parte dos municípios, traduzindo-se em políticas públicas mais estruturadas e eficazes em saúde, educação e assistência social para a primeira infância.
Com esse trabalho conjunto, Mato Grosso do Sul segue avançando na construção de um futuro onde todas as crianças tenham garantidos seus direitos fundamentais desde os primeiros anos de vida.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS ao Vivo traz Vanessa da Mata a Campo Grande neste domingo com abertura de Kalélo
Leia Mais
Com nova decisão do STJ, servidor público pode ter direito a mais dinheiro no 13º e nas férias
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 55 milhões
Leia Mais
Governo de MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS
Municípios