INTERIOR
Profissionais da Saúde de Ribas vão discutir avanços no tratamento do autismo
Reunião com os servidores das Unidades Básicas de Saúde será realizada no plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (26), a partir das 13h
24/04/2023
10:00
ASSECOM
Da esquerda para a direita, as psicólogas Luiza Nabarrete, Juliana Belloni e Luciely Bonin
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) será o tema de uma reunião e palestra para os servidores ligados à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (26), a partir das 13h no plenário da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. A reunião tem o objetivo de discutir os avanços no tratamento do autismo, uma atividade que envolve psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e demais profissionais da saúde, junto com a educação.
Para a psicóloga Juliana Belloni Furlan, da Clínica de Especialidades Médicas e responsável técnica do evento, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a quarta-feira (26) será importante para a concretização de avanços na avaliação do autismo em conjunto com o Programa de Saúde na Escola (PSE). “Vamos reunir os profissionais de saúde para darmos sequência nos cursos e processos de formação continuada”, disse Juliana Belloni. Ela adiantou que, a partir dos três anos, as crianças começam a ser avaliadas por meio da neuropsicologia.
Hoje, um total de 12 crianças passam por um acompanhamento detalhado no autismo em Ribas do Rio Pardo. Há, ainda, outros cinco casos em avaliação e mais três aguardando esta análise minuciosa. Semanalmente, a equipe de psicologia – composta por Juliana Belloni, Luiza Nabarrete e Lucielly Bonin - trabalha com todas estas crianças, que também recebem o reforço fundamental da terapeuta ocupacional Nilce Angerame e da fonoaudióloga Fabiane Laranjeira. “As mães destas crianças recebem orientações coletivas e individuais para que possamos avançar no tratamento e acompanhamento das crianças com TEA”, explicou Juliana Belloni.
A atualização sobre autismo para os servidores da Sesau terá, ainda, uma palestra com Tarita Almirão dos Santos, que é mestre pelo programa de pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na área de Análise Experimental do Comportamento - linha de pesquisa em Comportamento Verbal. Ela atua na supervisão de atendimentos a crianças e adolescentes, no espectro autista ou com déficit de aprendizagem, sob o enfoque da Análise Aplicada do Comportamento (ABA), desde 2016.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024
Leia Mais
Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
Leia Mais
25 de Novembro: Dia do doador de sangue, um ato de solidariedade que salva vidas"
Leia Mais
Mato Grosso do Sul oferece mais de 6.200 vagas de emprego nesta segunda-feira (25)
Municípios