UEMS
Pela 1ª vez, UEMS recebe Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação da Gestão Pública
09/11/2022
18:00
ASSECOM
Eduarda Rosa
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu pela primeira vez o Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação da Gestão Pública nesta quarta-feira (09), em cerimônia no no Bioparque Pantanal em Campo Grande. Com a Prática Inovadora “UEMS – LABORATÓRIO DE HUMANIZAÇÃO”, desenvolvida pela Unidade de Mundo Novo, a Universidade foi classificada entre as práticas vencedoras na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso – Eixo Gestão.
A Vice-reitora da UEMS, profa. Dra. Celi Correa Neres, ressalta que é um motivo de enorme satisfação para a nossa Universidade receber uma premiação destas, “dada a sua relevância do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública, organizado com muita competência pela Escola de Governo. É a primeira vez que a UEMS recebe esse reconhecimento por meio de excelente trabalho desenvolvido pela Unidade Universitária de Mundo Novo, uma iniciativa importante de inclusão social de reeducação. Parabéns aos envolvidos!", enfatiza Celi.
Para o professor Leandro Marra, Coordenador do Projeto e Gerente da Unidade da Mundo Novo, comemora sobre o reconhecimento da prática. “Muito feliz pelo prêmio. É um reconhecimento importante que nos motiva muito. Agradecer a todos os servidores da UEMS de Mundo Novo, ao poder judiciário do MS, a Reitoria e aos Reeducandos. Ter a chancela do Governo com este prêmio é sinal que nosso trabalho está no caminho certo. Este é o maior projeto de reinclusão e reinserção social desenvolvido hoje no estado de MS, o que nos honra muito enquanto Universidade. É mais uma entrega da UEMS para a sociedade sul-mato-grossense. É a UEMS como espaço de Humanização. Parabéns UEMS!”, destaca.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação: o reeducando, Aluisiu Domingos; a promotora de justiça de Mundo Novo, Karina Vedoatto; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MS, Maria Madalena Dib Mereb Greco; as servidoras da UEMS: Profª Selene Pierri e a técnica Lindayane Chaves; o defensor público, João Miguel; o presidente do Rotary de Campo Grande, Ricardo Zanin; Ana Luzia Abrão e Alex Walber representando a RPPN Ernesto Vargas; e a sra. Shirley do Rotary.
O projeto “UEMS – Laboratório de Humanização” é uma parceria com o Poder Judiciário e a Unidade da UEMS em Mundo Novo e atende a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 17, que trata das “Parcerias em prol das metas”. Nesta parceria o Poder judiciário – Comarca de Mundo Novo - disponibiliza réus para a prestação de serviços comunitários. O objetivo é melhorar a manutenção dos espaços da Universidade e dos serviços prestados sem onerar os cofres públicos e ainda, oportunizar a comunidade carcerária a execução de penas alternativas de modo promover a inclusão e ressocialização social no ambiente acadêmico.
Desde maio de 2017, quando teve início o projeto, já foram realizadas mais de 30 mil horas de serviços comunitários, de serviços em diferentes áreas de atuação (limpeza, jardinagem, pintura, pedreiro, eletricista, apoio a secretaria e a biblioteca, entre outros etc). Isso equivale a 3.789,19 dias trabalhados, considerando oito horas de trabalho por dia.
Neste período, a UEMS já recebeu 134 reeducandos trazendo uma economia de mais de R$ 300 mil, sendo em média R$ 60 mil por ano, para os cofres públicos estaduais.
Para o Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, a prática é inovadora, pois apresenta contribuições para a modernização da Gestão Pública, “com resultados mensuráveis e positivos para o serviço público e para a sociedade, por meio da incorporação e combinação de novos elementos/mecanismos, provenientes do esforço e do conhecimento de servidores de distintas instituições”. Laércio também parabeniza todos os servidores da Unidade de Mundo Novo e agradece a parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Guilherme Henrique Berto de Almada, Juiz de Direito Titular da Segunda vara da comarca de Mundo Novo, destaca que a parceria estabelecida neste projeto que já perdura há alguns anos é uma daquelas que se pode falar que todos ganham. “O Poder Judiciário tem na UEMS uma parceira para não só o encaminhamento das pessoas com pena a cumprir, mas a certeza de que a fiscalização é feita de forma adequada, e, para além disso, a contribuição na ressocialização dos apenados, um dos grandes gargalos da execução penal. No projeto os apenados, além da prestação de serviços, têm contato com cursos e um ambiente sadio, o que é de suma importância para o intento de recuperação das pessoas. Do lado da UEMS há os resultados de economia aos cofres públicos, construções, que sem a parceria seriam inviáveis. A gestão coesa e empenhada do projeto é a chave para que ela não só tenha sido estabelecido, mas mantenha-se nestes anos de desenvolvimento de forma cada vez mais sólida, sendo os diversos prêmios obtidos uma comprovação da qualidade do trabalho que é realizado”, disse.
Sobre o prêmio
O Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação da Gestão Pública, coordenado pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – Escolagov, tem por objetivo incentivar os servidores públicos do Poder Estadual a contribuir para a modernização e inovação na gestão pública, bem como reconhecer, valorizar e divulgar Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis que sirvam de referência para outras iniciativas e colaborem para o aprimoramento e tragam soluções para os serviços públicos.
O concurso utiliza como conceito de inovação a implementação de um produto, bem ou serviço, ou, ainda, o surgimento de novas práticas que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade e compreende duas modalidades: Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis e premia projetos alinhados com os Eixos Estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul – Social, Econômico e Ambiental, Infraestrutura e Gestão.
O XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação da Gestão Pública é o quinto recebido pela Prática Inovadora “UEMS – LABORATÓRIO DE HUMANIZAÇÃO”. O projeto, ao longo de seu desenvolvimento, foi reconhecido como prática inovadora de gestão a níveis estadual, nacional e internacional. Também recebeu o II Prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública, oferecido pela Itaipu Binacional (2018), o Prêmio Cidades Sustentáveis - edição 2019 - o 23º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), também em 2019 e, por último, a ação foi selecionada pelo "Prêmio Latinoamérica Verde”, figurando no ranking dos 500 melhores projetos sociais e ambientais da América Latina, em 2020.
Saiba mais sobre o projeto premiado em:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vírus Nipah reacende atenção na Ásia, mas especialistas apontam baixo risco global
Leia Mais
Escola do Legislativo de Ponta Porã participa de reunião institucional na capital
Leia Mais
Anvisa proíbe venda e uso de fitas importadas para clareamento dental sem registro
Leia Mais
UBS, UPA, hospital ou Samu: saiba onde buscar atendimento no SUS em cada situação
Municípios