DOURADOS
Saúde disponibiliza vacina meningocócica C (conjugada) para as crianças não vacinadas até 10 anos
Também poderão se vacinar os trabalhadores da saúde
21/06/2022
15:50
ASSECOM
@Arquivo Assecom
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização, informa que a vacina meningocócica C (conjugada) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município para as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade não vacinadas, além dos trabalhadores da saúde.
“Temos duas vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde, que é a meningocócica C e a meningocócica ACWY por faixas etárias diferentes. O que vem sendo observado é que devido a baixas coberturas vacinais, desde 2016, piorando com a chegada da pandemia, é um aumento do adoecimento de inúmeras crianças e jovens em relação a doenças meningocócicas. Por isso, entendendo a necessidade de vacinação e de coibir o aumento da doença, o Ministério da Saúde amplia a oportunidade da vacina contra as doenças meningocócicas”, explica Edvan Marcelo Marques, responsável pelo Núcleo de Imunização.
Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.
Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes.
Para vacinar é preciso apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.
As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios