Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Em Taboco, Terra Gloriosa leva cultura, alegria e fomento a economia local

06/04/2022

18:10

ASSECOM

O evento Terra Gloriosa – Alianças Culturais encerrou a jornada de apresentações em Mato Grosso do Sul no distrito Taboco – situado em Corguinho. A feira, que aconteceu no dia 02 de abril, encheu a rua principal da cidade com pessoas da região e até de outros municípios que foram prestigiar o espetáculo de música e dança paraguaia. 

Conforme informações da polícia local, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo evento. Foi uma grande festa que começou às 16h com o futebol feminino e masculino entre os times de Dakila e Taboco, seguido da feira que contou com as apresentações dos grupos paraguaios, e encerrando o cantor Fábio Cunha que fechou a noite cultural. 

Para a abertura do evento, subiram ao palco a prefeita do município de Corguinho – Marcela Ribeiro Lopes, o vice-prefeito – Marcio Novaes, os vereadores – Gustavo Guerra, Adalzizo Ribeiro Paraguassu, Anderson Marques, Gilmar Soares de Souza, a presidente e vereadora da Câmara Municipal de Corguinho – Renata Canhete, secretário de administração – Marcelo Gonçalves, secretário municipal de desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente – Militão Antonio de Andrade, a coordenadora do Núcleo Tapé Aviru PY – Juliet Sarai, o coordenador artístico do Núcleo – Carlos Julián González, e o presidente do Ecossistema Dakila – Urandir Fernandes de Oliveira. 

“Nós temos programado esse encontro desde antes da pandemia e aconteceu junto com uma dádiva, que são os paraguaios integrando nosso grupo e se apresentando aqui para vocês. Conseguimos fazer uma partida de futebol antes da feira, um momento que foi muito bacana e integrou mais ainda nossa comunidade [Dakila] com a de Taboco. Agora somada a festa onde a tradição, o folclore do Paraguai vai entrelaçar dois mundos que não são tão diferentes, além de enriquecer nossa cultura e o nosso intelecto”, disse Guerra. 

A prefeita agradeceu a todo o grupo de Dakila pela organização e presença na feira, que acontece mensalmente no distrito. “Esse encontro já é rotineiro para nós, mas esse em especial foi construído com o vereador Gustavo Guerra que me fez uma proposta, juntamente com a coordenadora do Tapé Aviru, onde apresentaram a oportunidade de trazer um pouquinho da cultura paraguaia para dentro do município”. 

“Quero agradecer ao Urandir, que desde 2017 vem acreditando nas minhas ideias, nos meus projetos, me apoiando e sendo parceiro. Minha gratidão a família Dakila por acreditar e trazer essa energia positiva, a alegria, a força e mostrar um pouco do que é a Associação para Taboco”, afirmou Marcela. 

Público 

Valneide Balduíno é moradora de Taboco, sua família, inclusive, é uma das fundadoras do distrito. Ela ficou encantada com as apresentações e até se uniu aos artistas na hora da dança livre. “O evento foi magnífico, estávamos precisando de atrações desse tipo na região, pois com a pandemia não teve muita coisa por aqui [cidade]. Acredito que a cultura paraguaia tem muita ligação com a sul-mato-grossense e hoje tivemos uma união de fronteiras, foi lindo de ver”. 

O casal Ana Lúcia e Jorge Theisen saíram de Jaraguari, cidade a 120 km de Taboco, para prestigiar o evento. A jovem conta que já tinha ido em outras festividades na região, mas que essa foi incomum. “Eu já participei de algumas feiras passadas, mas está diferente, não só pela apresentação, mas senti uma energia diferenciada no ambiente, não sei explicar ao certo o que é”, disse. 

“Foi muito bom, diferenciado, uma festa rica em cultura, alegria e diversão. Valeu a pena vir, com certeza, cada edição da feira está sendo maravilhosa. Essa em especial com a apresentação artística que foi sensacional, parabéns ao grupo”, opinou Jorge. 

O paranaense Natalício Soar de Souza, mora há 46 anos em Mato Grosso do Sul, na cidade de Jaraguari, e é um apaixonado pela cultura paraguaia. “Estão de parabéns, foi tudo muito lindo, emocionante e podem fazer o favor de voltar mais vezes. Não via a hora de retomar as festas desse tipo para poder dançar, cantar e se divertir com os amigos”, contou. 

Apresentações 

O evento Terra Gloriosa – Alianças Culturais, promovido pelo Ecossistema Dakila, Núcleo Tapé Aviru Paraguay e as Prefeituras Municipais de Campo Grande e Corguinho, trouxe três noites especiais em Mato Grosso do Sul. Os grupos artísticos Jaguaru Folk, Las Paraguayas e o Elenco Folklórico Municipal de Luque pisaram pela primeira vez em solo sul-mato-grossense e se apresentaram na capital, em Corguinho e no distrito Taboco levando muita música, dança e diversão. 

A banda Jaguaru Folk abria a noite com um repertório espetacular. Na sequência, o grupo Las Paraguayas assumia o palco e era responsável pela animação nas horas seguintes. A alegria era contagiosa com os bailarinos do Elenco Folklórico Municipal de Luque que dançavam e retratavam histórias do país. Entre uma apresentação e outra, o público ocupava o tablado de madeira e dançava alegremente. 

O presidente do Ecossistema Dakila marcou presença em todas as noites e destacou a importância de promover ações culturais nas cidades, uma área que tem grande potencial de desenvolvimento e gera fortalecimento à economia local. Ele também agradeceu a parceria com os órgãos públicos envolvidos e pessoas que contribuíram de forma significativa para a realização desses eventos. 

“Levar a cultura significa arte, lazer, turismo e conhecimento compartilhado. É um conjunto de benefícios ao município que recebe atrações artísticas. Quero agradecer a parceria das prefeituras que se empenharam e contribuíram para que pudéssemos realizar essa aliança cultural. Foram festas lindas e muito emocionantes para todos. O Ecossistema Dakila está de portas abertas para novas ideias, novos projetos, e vamos cada vez mais levar prosperidade às pessoas”, disse Urandir. 

“Também agradeço ao corpo interno de Dakila que encabeçou e estruturou todo esse evento, aqueles que auxiliaram direta e indiretamente, e também a todos que puderam ir prestigiar, conhecer as cidades, propagar nossos ensinamentos, energia e frequências positivas”, complementou e finalizou o presidente. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: