Veja dicas para economizar combustível
Manutenção preventiva e velocidade constante no trânsito são algumas das dicas
15/03/2022
07:05
NATÁLIA OLLIVER
©DIVULGAÇÃO
A última alta de combustível anunciada pela Petrobras, na última sexta-feira, deixou milhões de brasileiros desesperados, e não foi diferente em Mato Grosso do Sul.
O aumento já é o segundo do ano e o maior desde janeiro de 2021. Na ocasião, a gasolina ficou 10,2% mais cara, enquanto o diesel subiu 15,2%. Dessa vez, o reajuste fez com que a gasolina chegasse a casa dos 18,7% e o diesel a 24,9%.
Em meio a tantos problemas, uma das perguntas que mais se escuta da boca dos brasileiros é: como economizar combustível? O que muitas pessoas não sabem é que atitudes simples podem ajudar nessa tarefa. Vale tudo na hora de economizar, inclusive abdicar de alguns “luxos”, como, por exemplo, desligar o ar-condicionado.
Veja algumas dicas para economizar:
1- mantenha o tanque cheio
O mecânico Durval Vilela Neto explica que manter o tanque do veículo cheio é uma das alternativas eficazes para economizar “manter o tanque do veículo sempre o mais cheio possível torna a evaporação menor.”, ressalta A atitude consequentemente diminui o consumo.
2- Mantenha uma velocidade média de aceleração
Outra dica para ter uma economia considerável é estar atento ao movimento do trânsito. Segundo Durval, manter a velocidade média durante o tráfego em área urbana ajuda a diminuir a intensidade do funcionamento do motor, e, dessa forma, contribui com a economia.
3- Esteja sempre com pneus calibrados e alinhados
O mecânico salienta sobre a importância do veículo estar sempre com os pneus calibrados e com alinhamento das rodas correto, pois deixam o carro com peso em excesso, prejudicando o desempenho do veículo e aumentando o consumo de combustível.
4- Permaneça com a manutenção preventiva em dia
Durval ressalta que a dica mais importante de todas é a manutenção preventiva da injeção eletrônica, que inclui: verificação de velas de ignição e cabos; limpeza de bicos injetores e limpeza de TBI; e troca de óleo e filtros recomendados pelo fabricante.
Além disso, o condutor deve fazer a substituição de óleo e filtros com o prazo de 6 meses ou 7000 quilômetros percorridos. “No caso, pra economia, é essencial a substituição do filtro de combustível neste prazo.”, pontua o mecânico.
Conforme o profissional, para que o condutor perceba de fato a diminuição no consumo de combustível é necessário que todas as dicas sejam feitas juntas. Separadamente elas não serão a solução para a vida dos cidadãos.
“Porque a economia do combustível em cada uma delas é mínima, mas a soma de tudo isso com o tanto de km que veículo anda vai ter resultado positivo. É visível.”, termina.
E a regra dos 70%?
Para o mecânico a regra dos 70% não se aplica a todos os veículos. “No álcool o carro acaba consumindo mais combustível. Alguns consomem menos, outros mais. Isso depende de cada modelo, cada motor. Então a regra não é 100%.”, acrescenta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fórum de Mudanças Climáticas terá painéis temáticos e reuniões de câmaras técnicas para proposição de ações
Leia Mais
Riscos dos Cigarros Eletrônicos: SES reúne especialistas em Workshop sobre Comércio Ilícito de Tabaco
Leia Mais
Proposta muda regras do concurso público da Polícia Civil em MS
Leia Mais
Mesa Diretora entrega novo fardamento para equipe de segurança da ALEMS
Municípios