Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

Reembolso de ICMS pode beneficiar mais pessoas que sorteio de prêmios

Devolução de tributo em créditos alcança maior número de contribuintes

07/03/2022

08:00

LÚCIA MOREL

©DIVULGAÇÃO

O retorno ao contribuinte de parte do que ele paga de ICMS nas compras pode voltar para o bolso de várias formas, como em sorteio de prêmios. Outro modelo seria o “cashback”, ou resgatar os créditos acumulados que podem pagar contas ou serem abatidos no IPVA.

Em Mato Grosso do Sul o que há é a chamada Nota MS Premiada, que realiza sorteios ao longo do ano, premiando em dinheiro os contribuintes. No último concurso, que corre sempre com os números da Loteria Federal, o Estado entregou de volta R$ 300 mil a 300 cidadãos que pagaram o ICMS ao emitirem o número de CPF na nota fiscal.

No entanto, o número de beneficiados poderia ser maior se a forma de retorno do imposto fosse como ocorre em São Paulo. Morador daquele estado por vários anos, o empreendedor Mauricio Corrêa se acostumou a ter “cashbacks” de suas compras por lá.

Maurício Corrêa“Aqui, poderiam fazer devoluções de percentual de todas as transações. Ou seja, tudo que você comprar, você teria um valor a ser devolvido. Como foi em São Paulo com o Nota Paulista, onde eu já recebi reembolso várias vezes”, destacou.

Defensor convicto de redução de tributos, melhor ainda seria, segundo Corrêa, que a própria alíquota do ICMS do Estado diminuísse, como um todo ou em alguns produtos específicos, por exemplo. Atualmente, Mato Grosso do Sul mantém índice de ICMS de 17% na compra e venda de mercadorias.

“Na minha opinião, o cenário ideal seria um projeto de redução tributária, pois muito mais gente seria beneficiada”, manifestando ainda a ideia de que é necessário, ao menos, algumas mudanças no atual modelo de reembolso adotado em MS.

“Aqui no Nota MS Premiada, só recebe de volta quem é sorteado, isso, se acertar seis ou cinco números da Loteria Federal, ou seja, a chance é mínima”, avalia.

Outro pronto questionado é o fato de que, caso o sorteado não acesse o site para saber se ganhou, ele nem mesmo é avisado de que foi ganhador, porque os prêmios não retirados prescrevem depois de 105 dias do sorteio. “Avisar quem foi sorteado é simples, já existe sistema pra isso. Se você não entrar no site todo mês você não sabe se ganhou”, lamenta.

Sobre o empresário:

Maurício Corrêa é analista de sistemas, empreendedor e professor.

É neto de Odila Rondon Corrêa – descendente de Ciríaco da Costa Rondon, um dos desbravadores do Pantanal – e é também um dos que luta pela manutenção do nome da Rua Dona Joana, alterada à revelia da vontade dos moradores (assunto amplamente divulgado pela mídia e atualmente judicializado).

Foi candidato a vereador de Campo Grande nas eleições de 2020 e neste ano, tentará uma vaga ao legislativo estadual pelo Podemos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: