Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Novembro de 2024

Figueirão, MS: Em 60 dias, transformações resgatam esperanças da população

09/06/2015

09:30

JE

Prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin
Foto: Francisco Britto

Os moradores da área urbana e de toda extensão rural estão promovendo um novo tempo de desenvolvimento para Figueirão, estimulados pelo modelo de gestão que vem sendo imprimido pelo prefeito Rogério Rosalin (PR) e sua equipe. Em apenas 60 dias à frente do Executivo, ele já contabiliza avanços importantes no propósito de resgatar a auto-estima da população e dar direção firme ao processo de crescimento do Município.

Determinado a fazer da gestão participativa e transparente uma das principais marcas de seu governo, Rosalim fez no dia oito deste mês, em solenidade aberta ao publico, a prestação de contas do mandato que assumiu em 23 de março passado. Em um telão e com demonstrativos simples e objetivos, diante dos vereadores e da população, ele apresentou o balanço de receitas e despesas, com as ações empreendidas entre 24 de março e 24 de maio.

Antes de detalhar números e intervenções pontuais, o prefeito lembrou que, logo ao ser notificado de sua investidura no cargo, concentrou suas atenções no encaminhamento de providências básicas para iniciar o governo, como a escolha de uma equipe leal, capaz e afinada; a definição de prioridades mediante rigoroso levantamento da situação; e a busca das mais amplas e produtivas parcerias interessadas em somar esforços pelo bem-estar da comunidade.

Uma das prioridades que o prefeito conseguiu atender a curto prazo foi estabelecer um sistema de controle de custeio, com o objetivo de sanear as finanças e assegurar um caixa com fôlego para serviços básicos e manutenção, além de projetar a otimização da receita para tornar viáveis os investimentos com recursos próprios. Vários avanços já podem ser constatados, como a redução da folha de pagamento de servidores.

As prefeituras podem comprometer até 60% de sua receita corrente líquida com salários e encargos, contudo, e ao contrário da maioria dos municípios, em Figueirão esse custeio consome agora apenas 38,54%. Em números aproximados, a folha foi aliviada em R$ 523,9 mil. Para chegar a esse patamar Rogério Rosalin assumiu a responsabilidade de enxugar o quadro de pessoal com o esvaziamento de cargos comissionados. .

Os planos do prefeito são: Cumprir o que promete e agradecer quem ajuda, semanalmente se reunir com secretariado, manter o trabalho de secretariado sempre em alta e toda sexta-feira atender a população para tirar dúvidas e resolver problemas, além de recapear e pavimentar as ruas da cidade. “Quero potencializar a capacidade financeira do Município para investir no essencial: saúde, educação, inclusão social e infraestrutura, atraindo mais investimentos e gerando oportunidades”, enfatizou.

Na educação, um dos cuidados especiais é com o ensino infantil que contempla a faixa etária dos cinco aos oito anos de idade. Para garantir o atendimento a toda a clientela estudantil, porém, a administração articula programas e ações nas áreas de educação, saúde e assistência, inclusive com a contratação de uma consultoria para elaborar os pontos básicos de qualificação desse tripé. A conclusão do Hospital Municipal Mariana Silvéria Furtado e seu cadastramento no SUS está entre os compromissos priorizados por Rosalim. A habitação popular, pavimentação e drenagem também compõem o cenário de investimentos que já estão sendo elencados como prioridades junto às diferentes parcerias que Rosalin vem construindo em níveis estadual e federal.

Com sua visão empreendedora forjada nas lides do campo, Rogério Rosalim não ignora os problemas de quem mora e produz na área rural. Além da manutenção da malha viária interna, com projetos já definidos para melhorias como a construção de mata-burros de ferro, o prefeito visualiza convênios e programas de valorização dos produtores, de fortalecimento da agricultura familiar e do incentivo ao crescimento da produção da maior parte dos alimentos básicos consumidos no município.

População aprova primeiras ações de Rogério Rosalin

A prestação de contas de Rogério Rosalim, além de cumprir um dos compromissos que assumiu em sua posse, forneceu ainda a necessária repercussão para que a comunidade e seus representantes pudessem avaliar e comparar o que aconteceu antes e durante os 60 dias do novo ciclo administrativo de Figueirão. O vereador antonio Nabhan, presidente da Câmara Municipal, aplaudiu:

“Eu acredito que ele vai fazer uma grande gestão se continuar dessa forma”, assinalou Nabhan. “É fundamental que os poderes estejam unidos e prontos para defender o interesse publico, mas os representantes do povo precisam ter esta sensibilidade e fazer na prática o que pregam nas palavras”, completou.

“Nunca tivemos uma administração voltada para o planejamento. É a primeira vez e estamos apostando tudo, acreditando na administração”, acentuou a servidora publica Valdelena Sandim. Mesmo considerando que Rogério Rosalim terá pela frente muitas e complexas dificuldades, ela está confiante: “Não é fácil, mas ele já mostrou do que é capaz trabalhando numa grande empresa privada. Eu acredito que na Prefeitura ele vai surpreender muito mais pessoas do que na empresa”, prevê Valdelena.










Da Redação.
Fotos: Francisco Britto

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: