Campo Grande (MS), Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Deputado Amarildo Cruz representará ALMS em reunião da Cesp em Anaurilândia

09/09/2015

17:56

JE

Divulgação

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), presidente da Comissão Especial criada para acompanhar o acordo final das indenizações aos municípios impactados com a construção da usina hidrelétrica de Porto Primavera, instalada pela Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo, participará amanhã (10) de uma reunião no município de Anaurilândia, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Educação da cidade.

O objetivo do encontro é discutir a situação das cerca de 70 famílias do Assentamento Aruanda, que segundo o prefeito da cidade, Vagner Guirado, estão desassistida desde que foram reassentadas. "Essas famílias são do município de Bataguassu, mas depois da instalação da usina e do reassentamento, o município vizinho não quer mais dar assistência. Já tiraram escola, ônibus e posto de saúde. O assentamento fica a 70 quilômetros de Anaurilândia, o que dificulta o atendimento às essas famílias ", explica.

Para o deputado Amarildo Cruz, a comissão tem o papel de defender os interesses dos sete municípios afetados. “Queremos ouvir prefeitos, vereadores e a população dos municípios atingidos para saber a real necessidade de cada local. No caso de Anaurilândia, precisamos analisar junto às autoridades locais a situação do assentados, bem como discutir a questão das indenizações, que é o foco dos trabalhos da comissão”, frisou o parlamentar.

Usina - A construção da usina causou graves impactos ambientais e sociais na região de Brasilândia, Três Lagoas, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia, Batayporã e Selvíria. O Estado já foi indenizado em outras duas oportunidades, ocasião em que a Assembleia Legislativa teve um papel fundamental, fazendo uma articulação entre o governo, Ministério Público Estadual e a Cesp.

Os parlamentares analisaram as negociações e a situação processual junto ao governo do Estado em função de danos ambientais causados aos municípios e moradores após a construção da usina. Outro ponto será quanto às indenizações aos municípios prejudicados com os impactos causados.

De acordo com a comissão, a Justiça já bloqueou os recursos da Cesp no valor de aproximadamente R$ 300 milhões, porém o montante total em indenizações poderá chegar na faixa dos R$ 500 milhões. A comissão foi criada após requerimento apresentado pelo deputado estadual Amarildo Cruz no dia 25 de fevereiro deste ano. Além de Amarildo, compõem a comissão os deputados Ângelo Guerreiro (PSDB), Beto Pereira, Eduardo Rocha e Marcio Fernandes.



Fonte: ASSECOM


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: