Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

MIRANDA| Município completa 240 anos nesta segunda-feira (16)

16/07/2018

07:30

JE

Programação teve início no dia 7 de julho e prossegue até dia 29 com eventos esportivos, entrega de obras e show musicais. 

©Divulgação
O município de Miranda comemora seu 240º aniversário nesta segunda-feira (16) com uma extensa programação que, aliás, teve início no dia 7, com eventos esportivos, entrega de obras, homenagens e shows musicais. A agenda prossegue por mais 14 dias e inclui até torneio de sinuca e truco.

Para hoje (15), a patir das 23h, está marcado um show da dupla Fred & Gustavo, no Parque de Exposições e Eventos, com entrada franca.

Para amanhã, está prevista a tradicional Alvorada, às 6h, com passeio pelas ruas da cidade. Às 8h haverá campeonato de futebol amistoso, no Piranhão e, às 9h, o hasteamento de bandeiras na Praça Agenor Carrilho.

Também na praça, estão programados o Desfile Cívico Escolar, para 16h, e show pirotécnico às 19h. Já o show com Conrado e Aleksandro acontece às 23h, no parque de exposições.

Até o dia 29 serão realizados ainda inaugurações de obras, Cavalgada Ecológica e o disputado torneio de sinuca e truco no ginásio de esportes, dentro da 36ª Mirancopa. 

História 

Miranda é um dos municípios mais antigos de Mato Grosso do Sul. Foi fundado em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda atendendo a pedido do então “capitão das conquistas” João Lemes do Prado.

A meta era defender a região contra ataques dos chamados bandoleiros, como eram conhecidos os castelhanos de Assunção.

Em 1835, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda. Foi em 1857, quando Francisco Rodrigues do Prado conseguiu, por aprovação de lei provincial, transformar a localidade em vila já batizada de Miranda – uma homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio.

Em 1865, a Guerra do Paraguai devastou a vila, que foi sendo reconstruída ao longo de sua história.

Por: Anahi Gurgel

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: