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�DIVULGA��O |
O Festival de Inverno de Bonito come�a oficialmente nesta quinta-feira (25), mas h� muitos dias os hot�is do munic�pio j� atingiram lota��o m�xima. A expectativa do com�rcio e do setor do turismo tamb�m � a melhor poss�vel.
De acordo com o secret�rio de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, a cada real investido pelo Governo do Estado nessa �poca do ano, h� retorno de cinco a seis reais para o munic�pio.
A prefeitura estima que haja movimenta��o econ�mica de R$ 10 a R$ 12 milh�es durante os quatro dias de programa��o.
�S�o cerca de 30 a 40 mil pessoas que v�o dormir, comer, comprar algum souvenir. Isso movimenta toda a cadeia produtiva do turismo�, explicou.
Para ele, isso se deve ao planejamento estrat�gico e divulga��o antecipada do evento pela FCMS (Funda��o de Cultura de Mato Grosso do Sul), tanto em n�vel local quanto na imprensa nacional.
�O Festival tem import�ncia fundamental para n�s, principalmente porque ele nos coloca na m�dia positiva antes, durante e depois do evento�, diz o secret�rio, acrescentando que esta divulga��o atrai principalmente turistas de pa�ses vizinhos, como Bol�via e Paraguai, al�m de S�o Paulo e, claro, os turistas das cidades vizinhas.
Esta foi uma das primeiras preocupa��es da presidente da Funda��o de Turismo de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro. Ela afirma que divulga��o antecipada das atra��es do Festival proporciona oportunidade para que o turista se organize com anteced�ncia.
�Com isso, quem ganha � o munic�pio de Bonito, � o setor hoteleiro que come�a a receber turistas antes da festa, pessoas que chegam � cidade em busca das belezas naturais da cidade, e todo o com�rcio, restaurantes, vendedores de artesanato, enfim, toda a cadeia. A economia de Mato Grosso do Sul � beneficiada como um todo com o investimento do Governo nesse evento�, detalhou.
No mesmo per�odo do ano passado, a taxa de ocupa��o hoteleira foi de 67%, melhor julho dos �ltimos quatro anos. Para este ano, em que o Festival de Inverno de Bonito entra em sua edi��o comemorativa de 20 anos, as expectativas s�o ainda melhores.
Segundo o diretor do grupo Zagaia, Guilherme Poli, o resort est� com 100% da sua ocupa��o reservada para o per�odo. O final do m�s de julho, �poca escolhida pela Funda��o de Cultura para realiza��o do evento, � perfeita tanto para o turista quanto para o trade, em sua opini�o.
�Isso porque � uma �poca em que o movimento nos hot�is geralmente come�a a cair. Sem o Festival, nossa ocupa��o neste per�odo seria de 40%�, explicou, ressaltando que a divulga��o antecipada da programa��o modificou esse cen�rio.
O empres�rio acaba de criar, junto com o trade tur�stico, o Instituto de Desenvolvimento de Bonito, para realizar a��es de marketing. �� a classe se unindo em torno do mesmo objetivo. A cidade se transforma com o Festival�, completou.
Para a presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, a empres�ria T�nia Van der Sand, a expectativa para o Festival deste ano � de 100%.
�O evento j� � consagrado e as pessoas se programam com anteced�ncia�, afirmou, elogiando a divulga��o antecipada da programa��o neste ano.
Bonito, segundo ela, depende do Festival para movimentar a economia, principalmente neste per�odo, considerado baixa temporada.
�Quanto antes for divulgada a programa��o, mais tempo os turistas t�m para se programar�, reiterou, refor�ando que o setor est� fazendo um esfor�o conjunto para manter os pre�os de hospedagem acess�veis para o turista que visita a cidade para participar do Festival.
Conforme invent�rio feito em maio pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, h� 6.559 leitos dispon�veis em Bonito, com pre�os dispon�veis para todos os bolsos.
A presidente da Funda��o de Cultura do Estado ressaltou que o Festival de Inverno de Bonito deste ano est� com um formato mais enxuto, mas n�o deixou de contemplar todos os seguimentos culturais e envolver a comunidade e a classe art�stica de Bonito.
Tamb�m � uma preocupa��o da titular da pasta manter a interioriza��o e democratiza��o da cultura. Desde o �ltimo dia 20, o assentamento Guaicurus e o Distrito �guas do Miranda est�o recebendo atra��es de dan�a, cinema, teatro e oficina, entre outras atividades.
�Queremos manter esse esp�rito do Festival. N�o � apenas um evento para turista ver. A popula��o da cidade, desde aquela que mora no centro, at� aquele que mora l� no assentamento, vai ter acesso aos espet�culos�, detalhou.
O governador Reinaldo Azambuja tamb�m refor�ou a for�a do Festival de Inverno de Bonito como alavanca econ�mica n�o apenas para o munic�pio, mas para todo o Estado.
�Manter os festivais � uma preocupa��o do Governo, manter isso como atividade econ�mica. Voc� movimenta o com�rcio, o setor de hot�is, todo o complexo de pessoas que trabalha pelo desenvolvimento. E a festa tem ajudado a trazer turistas para o Estado, ent�o � um evento muito importante para o Mato Grosso do Sul�, afirmou Azambuja.
Fonte: Impacto MS
Por Aline Lira (Com informa��es do Portal do Governo do Estado de MS).