Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

APARECIDA DO TABOADO| Primeira fábrica de borracha de MS tem investimentos de R$ 6 milhões

05/08/2019

19:30

JE

Produtores não precisarão mandar látex para outro estado

Autoridades presentes assinaram o termo de concessão ©Valdenir Rezende
Mato Grosso do Sul deve começar a processar o látex extraído das seringueiras do Estado a partir de 2021, devido a um termo de concessão de benefícios fiscais, assinado nesta tarde (5), que permite a empresa paulista ASK Trading manipular a matéria-prima das árvores. Antes, os produtores tinham que mandar a matéria-prima para ser processada em São Paulo, pagando 12% referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. 

O investimento do Estado é de cerca de R$ 6 milhões nesta indústria que é novidade em MS e a empresa responsável deve começar os serviços a partir de janeiro de 2020. Dentro do cronograma, primeiramente a ASK Trading irá pegar o látex em Mato Grosso do Sul e processar na fábrica em São Paulo e posteriormente comercializá-lo para a indústria de pneus. Dentro do prazo de um ano e meio, o polo de processamento será implantado em Aparecida do Taboado ao mesmo tempo em que MS estará fase de produção da matéria-prima.

“Nós precisamos entrar em produção; Nós temos uma produção muito baixa e nesse um ano e meio nós vamos ter volume suficiente para que ele [ASK Trading] possa começar atividade industrial”, disse o Secretário de Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

Na segunda etapa, a partir de 2021, a indústria começará a produzir e processar o látex dentro do Estado. Atualmente MS tem 22 mil hectares de seringueiras plantadas e o plano é aumentar esse número para 50 mil hectares em cerca de cinco anos para que, na terceira etapa, a indústria comece a produzir, além da borracha natural, também a massa de borracha, que é a mistura da natural com outros produtos sintéticos, sendo usada na fabricação de correias, fios e outras peças automotivas.

Fonte: CE
Por: FÁBIO ORUÊ

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: