Campo Grande (MS), Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

TURISMO/ESPETÁCULO NATURAL

Lagoa Misteriosa muda de cor e encanta turistas com nova fase verde-esmeralda

Fenômeno natural transforma o azul cristalino em verde intenso com a chegada da temporada de calor

17/10/2025

09:35

REDAÇÃO

Durante a temporada verde, a Lagoa Misteriosa revela um tom esmeralda causado por microalgas, sem perder seu encanto natural

A famosa Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), dá início a mais uma temporada verde, fase do ano em que suas águas passam por uma transformação natural e revelam um tom verde-esmeralda encantador. O espetáculo, que ocorre anualmente entre outubro e março, é resultado do aumento da temperatura e da proliferação sazonal de microalgas, marcando uma nova etapa no ciclo ecológico do atrativo.

O fenômeno muda temporariamente a aparência da lagoa, conhecida por sua visibilidade impressionante, mas mantém o fascínio do local. Segundo especialistas, trata-se de um processo totalmente natural e esperado, que não compromete a saúde da água nem a prática das atividades turísticas pelo contrário, oferece uma experiência única aos visitantes.

Flutuação dá lugar ao mergulho avançado
Durante esse período, a modalidade de flutuação é suspensa, mas permanece disponível o Mergulho com Cilindro Avançado, exclusivo para mergulhadores certificados (Advanced Open Water Scuba Diver). A descida pode chegar até 30 metros de profundidade, onde ainda é possível encontrar as águas azuis e cristalinas que fazem jus ao nome do local.

Transparência máxima e ciclo mais longo em 2025
O instrutor de mergulho João Gomes, que atua na Lagoa Misteriosa, explica que o ciclo verde normalmente se inicia entre 15 e 22 de setembro. Porém, em 2025, o fenômeno foi atípico: a temporada azul se estendeu até outubro, atingindo 100% de transparência em vários momentos algo raro nos últimos anos.

“Este ano foi diferente. A Lagoa permaneceu azul até agora, e em alguns pontos, o azul persistiu mesmo com o calor intenso. Isso mostra que o trabalho de manejo ambiental iniciado em 2009 vem dando frutos”, comenta João.

Desde 2008, a equipe que atua na lagoa tem estudado seu comportamento e investido em ações de reflorestamento e controle da matéria orgânica, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema. Segundo o instrutor, a natureza “sempre age no tempo dela, e cada ciclo é um lembrete disso”.

Inversão térmica marca retorno da temporada azul
A mudança de cor é reversível. Com a chegada do outono e a queda nas temperaturas médias diárias, ocorre a chamada inversão térmica, processo que devolve gradualmente a transparência e o tom azul às águas. A temporada azul geralmente retorna em abril.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: