Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Outubro de 2025

SAÚDE DA MULHER

Especialistas alertam para incontinência urinária durante a menopausa

1 em cada 3 mulheres acima dos 45 anos sofre com o problema, mas poucas falam sobre ele

17/10/2025

09:00

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Incontinência urinária é comum após os 45 anos, mas ainda é um tabu entre muitas mulheres @REPRODUÇÃO

Celebrado em 18 de outubro, o Dia Mundial da Menopausa chama atenção para uma fase marcada por profundas transformações hormonais, físicas e emocionais na vida da mulher. Entre os mais de 34 sintomas relacionados ao período, a incontinência urinária surge como uma condição frequente, porém pouco abordada, inclusive durante consultas médicas.

De acordo com a pesquisa qualitativa “Menopausa, Incontinência Urinária e Longevidade”, conduzida pelo instituto Data8 com consultoria da plataforma Plenitude, o tema raramente aparece de forma espontânea nas conversas. Somente quando os dados são apresentados como o fato de que 1 em cada 3 mulheres a partir dos 45 anos relata escapes de urina é que o assunto passa a ser discutido.

A Sociedade Brasileira de Urologia reforça a relevância do tema: 35% das mulheres acima dos 40 anos enfrentam perdas urinárias involuntárias após a menopausa, em diferentes intensidades. Essa condição afeta diretamente a qualidade de vida. Muitas evitam usar roupas claras, ingerir líquidos, praticar atividades físicas, carregar peso, sair de casa por longos períodos ou até repetir roupas por receio de odores.

Além das limitações práticas, a carga emocional também é significativa. “Ainda há uma carga emocional muito grande associada à incontinência, como perda da jovialidade, da sensualidade, do controle do corpo”, aponta o estudo.

A pesquisa destaca a necessidade de se naturalizar a conversa sobre o tema, promovendo informação acessível e apoio especializado para que mais mulheres se sintam seguras em buscar diagnóstico e tratamento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: