CAPACITAÇÃO CONTÍNUA NO TCE-MS
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Encerramento da primeira etapa do Projeto de Formação Continuada marca avanço técnico e aproxima ações de controle da realidade do cidadão sul-mato-grossense
21/08/2025
12:00
ASSECOM
REDAÇÃO
Auditores do TCE-MS participam de capacitação sobre normas de auditoria financeira, com foco na aplicação eficiente dos recursos públicos
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) encerra nesta semana a primeira etapa do Projeto de Formação Continuada em Auditoria, iniciativa da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) que vem qualificando servidores e fortalecendo a atuação do controle externo. A ação impacta diretamente a sociedade, ao aprimorar a fiscalização e melhorar a aplicação dos recursos públicos.
O encerramento da fase ocorre com o curso presencial “Princípios e Normas de Auditoria Financeira”, ministrado pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Alves de Carvalho Neto, nos dias 21 e 22 de agosto.
Ao todo, a primeira etapa do projeto envolveu sete cursos, com 166 inscritos entre auditores e técnicos de controle externo. A formação está alinhada à Resolução Atricon nº 13/2018, que trata da capacitação permanente em auditoria, fortalecendo o uso das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e atendendo aos critérios do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).
Em 2024, os cursos abrangeram temas como Português Jurídico e Linguagem Simplificada, promovendo uma comunicação mais acessível entre o Tribunal e a sociedade, conforme a Nota Recomendatória nº 04/2023 da Atricon. Já em 2025, o foco recaiu sobre auditoria de conformidade e operacional, auditoria baseada em riscos e avaliação de políticas públicas — áreas que aumentam o rigor técnico e a capacidade analítica das auditorias.
Para o instrutor do curso de encerramento, Antônio Alves, a auditoria financeira representa um avanço estratégico:
“A auditoria financeira talvez seja a que mais confiança oferece à sociedade quanto à correta aplicação dos recursos públicos. Ela complementa a auditoria de conformidade e a operacional, trazendo mais segurança, transparência e eficiência”, avaliou.
O auditor de controle externo e membro do Conselho Pedagógico da Escoex, Leonardo Mira Marques, destaca que os reflexos da capacitação vão além dos muros do TCE:
“Esse processo padroniza resultados e aproxima o trabalho da Corte de um padrão de excelência. Cada capacitação demonstra o compromisso com práticas éticas e econômicas. O cidadão sente isso com mais qualidade nos serviços públicos”, ressaltou.
Para a diretora de controle externo do TCE-MS, Valéria Saes Cominale, o projeto transforma conhecimento técnico em benefícios práticos:
“Essa formação continuada fortalece a qualidade das fiscalizações e gera resultados concretos para a sociedade. É uma conquista da instituição e dos servidores comprometidos com o bem público”, afirmou.
O projeto recebeu elogios do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, que ressaltou a importância da qualificação técnica no fortalecimento do sistema de controle no Brasil:
“Há muito tempo há demanda por esse tipo de capacitação. As normas brasileiras de auditoria são adaptações das internacionais e ganham força quando internalizadas nos procedimentos dos Tribunais. Parabéns ao TCE-MS e à Escoex. Nosso objetivo é ampliar esse modelo para todos os Tribunais de Contas do país”, declarou em vídeo enviado à Corte sul-mato-grossense.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Leia Mais
Vereadores de Ponta Porã conhecem detalhes da ação “Prefeitura Mais Perto de Você”
Municípios