Campo Grande (MS), Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025

FEIRA CENTRAL 100 ANOS

Festival do Sobá vira vitrine para pequenos negócios em MS

Evento celebra a cultura local, impulsiona o turismo e destaca o trabalho de empreendedores atendidos pelo Sebrae/MS

07/08/2025

13:20

ASSECOM

REDAÇÃO

Empresários locais expõem seus produtos no espaço "Mercado Sebrae", instalado no Festival do Sobá, em Campo Grande. @Divulgação/Sebrae-MS

Com entrada gratuita e uma programação cultural para toda a família, a 18ª edição do Festival do Sobá transformou a Feira Central de Campo Grande em um grande palco de celebração da gastronomia, cultura e empreendedorismo. O evento, que segue até o dia 10 de agosto, tem um sabor ainda mais especial em 2025: faz parte das comemorações dos 100 anos da “Feirona”, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital sul-mato-grossense.

Entre os destaques deste ano está o espaço “Mercado Sebrae”, organizado pelo Sebrae/MS, com oito empreendedores expondo produtos que vão de acessórios artesanais a comidas típicas, como parte do programa Move+, voltado a acelerar negócios locais.

Governo destaca importância histórica da Feira

Durante a cerimônia de abertura, o governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), destacou o papel da feira como símbolo cultural e econômico.

Tito Estaqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, ao lado de Alvira Appel, presidente da Afecetur, e de José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha, vice-governador de MS

“A Feira Central conecta o passado, presente e futuro de Mato Grosso do Sul. É um espaço de tradições, de oportunidades e de geração de renda para muitas famílias”, afirmou.

O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforçou a importância do evento como motor de desenvolvimento econômico.

“A Feira é um local onde o empreendedorismo pulsa. O Sebrae está aqui para apoiar quem transforma talento em negócio. Queremos que os visitantes conheçam esses produtos e valorizem o que é feito aqui”, destacou.

Já a presidente da Afecetur (Associação da Feira Central), Alvira Appel, agradeceu ao público e aos parceiros:

“Essa casa cheia nos enche de gratidão. A feira vive o ano todo, com histórias e emoções. São cinco dias de festa, mas 365 dias de cultura viva”, disse.

Sobá pode ganhar Indicação Geográfica

Durante o evento, foi celebrado um Acordo de Cooperação entre Sebrae/MS, Afecetur, OAB/MS, Semadesc e Fundect para conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG) para o Sobá de Campo Grande junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Sebrae/MS, Afecetur, OAB/MS, Semadesc e Fundect assinaram acordo de cooperação para a consolidação IG do Sobá de Campo Grande

Esse reconhecimento reforça o valor cultural do prato típico da cidade e aumenta sua visibilidade nacional e internacional. O Sebrae será responsável por articular os parceiros, oferecer capacitações, e contratar consultorias especializadas para elaboração da documentação necessária.

Mercado Sebrae impulsiona negócios locais

Logo na entrada do festival, pelo Armazém Cultural, o público pode visitar o “Mercado Sebrae”, onde empreendedores locais apresentam produtos exclusivos. Os expositores são acompanhados pelo Move+, programa do Sebrae que já gerou mais de R$ 8 milhões em vendas em Mato Grosso do Sul.

A artesã Joice Cerrado, da marca Divina Joia, trouxe de Dourados acessórios feitos com flores naturais resinadas:

“É uma oportunidade incrível estar aqui. O Move+ abriu meus olhos para o mercado e me ajudou a enxergar que meus produtos também têm espaço no comércio B2B. Já fechei novas vendas e fiz contatos importantes.”

Quem também celebra a participação é a culinarista Jamila Taha, há 40 anos na cozinha e especializada em comida árabe.

“É a primeira vez que participo de um evento do Sebrae. Está tudo lindo, bem organizado. Espero vender muito e expandir meu negócio.”

A costureira Eugênia Laura, que trabalha com peças artesanais inspiradas no Pantanal, também valoriza o impacto do apoio:

“Com o Sebrae aprendi a precificar corretamente. Antes eu tinha dificuldade, mas agora sei calcular meus custos. Isso faz toda a diferença.”


🔗 Mais informações sobre os programas do Sebrae/MS estão disponíveis em:
📍 ms.sebrae.com.br
📞 0800 570 0800


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: