FEIRA CENTRAL 100 ANOS
Festival do Sobá vira vitrine para pequenos negócios em MS
Evento celebra a cultura local, impulsiona o turismo e destaca o trabalho de empreendedores atendidos pelo Sebrae/MS
07/08/2025
13:20
ASSECOM
REDAÇÃO
Empresários locais expõem seus produtos no espaço "Mercado Sebrae", instalado no Festival do Sobá, em Campo Grande. @Divulgação/Sebrae-MS
Com entrada gratuita e uma programação cultural para toda a família, a 18ª edição do Festival do Sobá transformou a Feira Central de Campo Grande em um grande palco de celebração da gastronomia, cultura e empreendedorismo. O evento, que segue até o dia 10 de agosto, tem um sabor ainda mais especial em 2025: faz parte das comemorações dos 100 anos da “Feirona”, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital sul-mato-grossense.
Entre os destaques deste ano está o espaço “Mercado Sebrae”, organizado pelo Sebrae/MS, com oito empreendedores expondo produtos que vão de acessórios artesanais a comidas típicas, como parte do programa Move+, voltado a acelerar negócios locais.
Governo destaca importância histórica da Feira
Durante a cerimônia de abertura, o governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), destacou o papel da feira como símbolo cultural e econômico.
Tito Estaqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, ao lado de Alvira Appel, presidente da Afecetur, e de José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha, vice-governador de MS
“A Feira Central conecta o passado, presente e futuro de Mato Grosso do Sul. É um espaço de tradições, de oportunidades e de geração de renda para muitas famílias”, afirmou.
O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforçou a importância do evento como motor de desenvolvimento econômico.
“A Feira é um local onde o empreendedorismo pulsa. O Sebrae está aqui para apoiar quem transforma talento em negócio. Queremos que os visitantes conheçam esses produtos e valorizem o que é feito aqui”, destacou.
Já a presidente da Afecetur (Associação da Feira Central), Alvira Appel, agradeceu ao público e aos parceiros:
“Essa casa cheia nos enche de gratidão. A feira vive o ano todo, com histórias e emoções. São cinco dias de festa, mas 365 dias de cultura viva”, disse.
Sobá pode ganhar Indicação Geográfica
Durante o evento, foi celebrado um Acordo de Cooperação entre Sebrae/MS, Afecetur, OAB/MS, Semadesc e Fundect para conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG) para o Sobá de Campo Grande junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Sebrae/MS, Afecetur, OAB/MS, Semadesc e Fundect assinaram acordo de cooperação para a consolidação IG do Sobá de Campo Grande
Esse reconhecimento reforça o valor cultural do prato típico da cidade e aumenta sua visibilidade nacional e internacional. O Sebrae será responsável por articular os parceiros, oferecer capacitações, e contratar consultorias especializadas para elaboração da documentação necessária.
Mercado Sebrae impulsiona negócios locais
Logo na entrada do festival, pelo Armazém Cultural, o público pode visitar o “Mercado Sebrae”, onde empreendedores locais apresentam produtos exclusivos. Os expositores são acompanhados pelo Move+, programa do Sebrae que já gerou mais de R$ 8 milhões em vendas em Mato Grosso do Sul.
A artesã Joice Cerrado, da marca Divina Joia, trouxe de Dourados acessórios feitos com flores naturais resinadas:
“É uma oportunidade incrível estar aqui. O Move+ abriu meus olhos para o mercado e me ajudou a enxergar que meus produtos também têm espaço no comércio B2B. Já fechei novas vendas e fiz contatos importantes.”
Quem também celebra a participação é a culinarista Jamila Taha, há 40 anos na cozinha e especializada em comida árabe.
“É a primeira vez que participo de um evento do Sebrae. Está tudo lindo, bem organizado. Espero vender muito e expandir meu negócio.”
A costureira Eugênia Laura, que trabalha com peças artesanais inspiradas no Pantanal, também valoriza o impacto do apoio:
“Com o Sebrae aprendi a precificar corretamente. Antes eu tinha dificuldade, mas agora sei calcular meus custos. Isso faz toda a diferença.”
🔗 Mais informações sobre os programas do Sebrae/MS estão disponíveis em:
📍 ms.sebrae.com.br
📞 0800 570 0800
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Campo Grande aprova projeto que amplia vagas no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho
Leia Mais
Faustão passa por novo transplante após quadro de sepse
Leia Mais
Beber socialmente faz mal sim, aponta a ciência
Leia Mais
STF aprova orçamento de R$ 1 bilhão para 2026 com aumento de gastos em segurança
Municípios