QUALIFICAÇÃO
Vereadores se unem à FIEMS para capacitar 10 mil trabalhadores em CG
15/05/2025
08:55
ASSECOM
@Divulgação
A Câmara Municipal de Campo Grande uniu forças com a Federação das Indústrias de MS (FIEMS) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e vão anunciar no dia 29 de maio o programa ‘Pronto Pro Trabalho’ que tem a ambiciosa meta de oferecer gratuitamente para a população até 10 mil vagas em cursos de capacitação e qualificação para o trabalho.
O programa que será lançado na Câmara visa suprir uma das mais importantes lacunas do mercado de trabalho que é a qualificação de pessoas desempenharem as funções solicitadas pelo comércio, indústrias e serviços. “Vamos atender quem quer trabalhar e quem já está trabalhando e quer aumentar suas habilidades para poder ser promovido e ganhar mais”, comentou o vereador Papy (Epaminondas Neto), presidente do Legislativo, salientando que a presença da Câmara nesse projeto visa ampliar o mercado local de trabalho.
“Não podemos ficar para trás”, adverte Papy, lembrando que o Mato Grosso do Sul está recebendo mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados, sobretudo na área industrial, e que a Capital precisa se credenciar para atender essas empresas que, na sua maioria, estão indo para o interior, sobretudo para a Costa leste.
Nessa semana, Papy e diversos vereadores e assessores de vereadores visitaram as instalações do Senai, percorreram os laboratórios e salas de aula simuladas, conhecendo as instalações e reforçando a importância de integrar políticas públicas de qualificação com as demandas reais do mercado de trabalho.
O diretor regional do SENAI, Rodolpho Mangialardo, apresentou a estrutura do Serviço e disse ser de “extrema importância mostrar aquilo que o Senai tem de capacidade e estrutura. Temos uma série de laboratórios e salas de aula simuladas que conectam a necessidade da indústria com a prática do ensino”.
Papy disse que com essa parceria, a Câmara através de cada um dos 29 vereadores, oferece mais uma oportunidade concreta de aumentar a renda da população, através do empregos qualificados. “Essa é uma ferramenta de transformação da vida das pessoas. É o resultado de um trabalho coletivo, entre os vereadores, o SENAI e a FIEMS, para dar um retorno positivo para as pessoas”, assinalou.
A proposta é qualificar na prática e preencher vagas que já estão disponíveis no mercado — seja na indústria, no meio rural ou no comércio.
PROGRAMA - O programa Pronto Para o Trabalho será lançado oficialmente no dia 29 de maio, na Câmara Municipal, e tem como objetivo promover a qualificação profissional em áreas como construção civil, alimentos e bebidas, setor automotivo, manutenção e logística, aproximando os cidadãos das oportunidades reais de emprego.
O presidente da Câmara informou que as pessoas interessadas podem procurar qualquer um dos vereadores, no bairro ou na Câmara, para serem encaminhadas para o programa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ponta Porã se fortalece ao abrir caminhos para o futuro, afirma prefeito Eduardo Campos
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã realiza primeira sessão ordinária de 2026
Leia Mais
Delas Day 2026 traz palestrantes de renome nacional para inspirar público
Leia Mais
Gerson Claro destaca estabilidade institucional e parceria entre Poderes na abertura do ano legislativo
Municípios