SAÚDE
Dia D de Vacinação contra a Influenza imuniza mais de 2 mil pessoas em Campo Grande
13/05/2025
07:00
SES
REDAÇÃO
Fotos: Helton Davis
A mobilização do Dia D de Vacinação contra a Influenza, realizada no sábado (11) em Campo Grande, imunizou 2.090 pessoas. A ação faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde e foi executada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e conter a disseminação do vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
A vacinação foi realizada no Drive-thru do Corpo de Bombeiros, na região central da Capital, oferecendo praticidade e acesso facilitado à população. A escolha da véspera do Dia das Mães teve como intuito reforçar o cuidado com a saúde familiar.
A publicitária Anahy Dávalo Orácio levou o marido, Carlos Eduardo Orácio, e o filho Inácio Dávalo Orácio, de 6 anos, para se vacinarem. “Aproveitamos o final de semana para vir todo mundo junto e fazer nossa parte. O importante é desafogar a ocupação dos leitos hospitalares. Sabemos que a vacinação é fundamental para nos proteger e, especialmente, dar mais proteção aos mais vulneráveis”, destacou.
Segundo Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, a vacinação segue liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, conforme decreto municipal. “Estamos em um período de maior circulação de vírus respiratórios. A vacina é segura, eficaz e salva vidas”, afirmou.
O coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, também reforçou a importância da vacinação. “Com baixa cobertura vacinal, vemos uma alta incidência da síndrome respiratória aguda grave, o que pressiona o sistema de saúde. A vacina é um muro que separa o caso leve do grave e da morte. Quem está vacinado tem esse muro”, alertou.
O casal de aposentados Isac Pontes e Maria Lúcia Aguera também participou da ação. Ambos com comorbidades, eles destacaram a importância da proteção. “Sou cardíaco e minha esposa, além de cardíaca, é diabética. Temos consciência de que se não estivermos imunizados, podemos sofrer com formas mais graves de gripe”, disse Isac.
Apesar de a vacinação estar aberta para toda a população, a SES orienta que os grupos prioritários procurem se vacinar com mais urgência. São eles:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Trabalhadores da saúde
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Professores (ensino básico e superior)
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores dos Correios
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
A estrutura montada no quartel dos Bombeiros garantiu atendimento contínuo e confortável, com funcionamento até às 18h. Ao todo, a SES já aplicou mais de 10 mil doses na campanha deste ano e reforça a importância da adesão da população para evitar complicações e internações causadas pela gripe.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Webinário destaca importância de priorizar a primeira infância no planejamento e orçamento municipal
Leia Mais
Lei: Cutia do Cerrado e Arte Viva Jardim são declaradas de Utilidade Pública
Leia Mais
Revisão geral da remuneração dos servidores estaduais será votada nesta terça-feira
Leia Mais
Associação marca novo ciclo para o turismo rural em Mato Grosso do Sul
Municípios