POLÍTICA
Codesul: governadores avançam em projetos de segurança e sistema de monitoramento climático
23/04/2025
14:50
ASSECOM
Fotos: Divulgação/Codesul
O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (23) da reunião do Codesul (Conselho de Governadores do Codesul), em Brasília (DF). O grupo avançou em projetos importantes na área de segurança pública e na criação de um sistema integrado de monitoramento climático para os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O objetivo é que estes projetos de integração possam fortalecer o combate ao crime organizado e dispor de um mecanismo moderno (sistema de monitoramento) para enfrentar eventuais crises climáticas. Neste último projeto foi assinado um memorando de entendimento com o Banco Mundial, que vai participar da criação.
“O Banco Mundial é um parceiro para discutir a integração dos estados no que diz respeito a toda prevenção e atuação em efeitos da mudança climática, como em desastres naturais, enchentes, queimadas. Vivemos isto de maneira muito intensa nos últimos anos, então nós vamos ter um alinhamento estratégico dos quatro estados em suas ações”, afirmou Eduardo Riedel, atual presidente do Codesul.
O projeto busca a mobilização de outros estados e até a participação da iniciativa privada. A previsão é que entre na fase de licitação, para que a proposta tenha encaminhamento final até julho com o Banco Mundial. O objetivo é que com este sistema os estados tenham respostas mais rápidas, integradas e eficazes para lidar com eventos extremos.
Governadores assinaram documento sobre sistema de monitoramento do clima
Riedel também destacou a importância do trabalho conjunto na área de segurança pública. "A atuação dos quatro estados de maneira harmônica e com inteligência compartilhada vai ser essencial para fazermos frente ao crime organizado, para termos ótimos resultados em 2025".
Os governadores ainda apresentaram um plano estratégico de visão regional até 2040, com foco no desenvolvimento sustentável dos quatro estados. Entre os destaques estão ações coordenadas nas áreas de meio ambiente, educação, logística e segurança pública.
Durante a reunião ainda foram discutidas agendas em conjunto de caráter legislativo, que devem ser debatidas no Parlamento, com a devida mobilização das bancadas federais. Entre elas mudanças no FPE (Fundo de Participação dos Estados), Tratado Internacional Rodoviário, assim como a perda dos estados na distribuição dos royalties do petróleo e gás natural e regulamentação fundiária da faixa de fronteira.
Além do governador Eduardo Riedel, participaram do encontro os governadores Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC) e o vice-governador do Paraná, Darci Piana e representantes do Banco Mundial.
Reunião do Codesul ocorreu em Brasília
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Diálogo entre Legislativo e Executivo garante sanção de lei que beneficia Guardas Civis Metropolitanos
Leia Mais
Esperança em meio ao luto: menino de 12 anos deixa hospital após acidente que matou mãe e irmãos
Leia Mais
Presidente do INSS é demitido após operação da PF que investiga fraudes bilionárias
Leia Mais
BR-163/MS registra aumento de panes em veículos durante feriado prolongado
Municípios