Campo Grande (MS), Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

ECONOMIA

Dia das Mães deve movimentar R$ 448,3 milhões na economia de MS

Sapatos, bolsas e cosméticos estão entre os itens mais procurados segundo levantamento do Sebrae/MS e IPF-MS

23/04/2025

07:20

ASSECOM

MARIA GORETI

Pesquisa aponta que 75,93%. dos consumidores entrevistados estão dispostos a presentear as mães, índice maior do que o registrado no ano passado.

Considerada a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve injetar R$ 448,3 milhões na economia de Mato Grosso do Sul em 2025. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS). Apesar de representar uma leve retração de 5% em relação ao ano passado, o montante segue expressivo com 245,6 milhões destinados aos presentes e 202,6 milhões para as comemorações, o que reforça a relevância da data para o comércio local.

O levantamento revela ainda que o número de consumidores dispostos a presentear aumentou: 75,93% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algo para homenagear as mães, índice superior ao registrado em 2024 (71,16%). O gasto médio estimado com presentes é de R$ 217, o que indica uma intenção clara de celebrar com algo especial, mesmo diante de um cenário econômico mais cauteloso.

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, os dados da pesquisa são fundamentais para que os empresários se preparem com antecedência e de forma estratégica. “O panorama oferece informações valiosas para que os empresários de Mato Grosso do Sul possam planejar as estratégias de vendas, desde a escolha dos produtos a serem oferecidos, até as formas de pagamento e experiência de compra dos diferentes canais. A valorização da qualidade, a atenção às preferências das mães e a oferta de condições de pagamento atrativas podem ser diferenciais importantes para o sucesso das vendas nesse período”, destaca Maciel.

Segundo a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o Dia das Mães segue como uma das datas mais relevantes para o comércio, mesmo em um cenário de consumo mais cauteloso. “Apesar de os consumidores estarem mais atentos aos gastos, é uma data que todos ainda fazem questão de celebrar, por isso, é fundamental que os comerciantes adotem uma estratégia de divulgação eficaz e diversificada, apostando em variados canais e resgatando os clientes mais fiéis, a fim de que os consumidores possam tomar as melhores decisões na hora da compra”, orienta.

Preferências e hábitos de compra

Entre os presentes mais citados, os calçados lideram com 24% da preferência, seguidos por bolsas e acessórios (23%) e perfumes e cosméticos (23%). A diversidade nas escolhas reflete o desejo de acertar o gosto da mãe, com atenção especial à qualidade do produto, fator decisivo para 77% dos entrevistados.

Na hora de comprar, o comércio físico continua sendo a principal escolha: 66% dos consumidores pretendem fazer suas compras presencialmente. Dentro desse grupo, o centro da cidade se destaca como o principal polo comercial, atraindo 80% da preferência entre os adeptos das lojas físicas. Os shopping centers também aparecem na lista, com 13% da intenção de compra. Já o comércio eletrônico mostra crescimento contínuo, sendo citado por 30% dos entrevistados como canal de compra, evidenciando a busca por praticidade e comodidade.

Condição de pagamento também é um fator que influencia a decisão de compra. Descontos à vista foram apontados por 74% dos consumidores como um atrativo, enquanto o parcelamento com cartão de crédito aparece como opção para 30%. Essa sensibilidade ao preço e a busca por facilidades indicam caminhos estratégicos para os empresários do setor.

Mais do que presentes, as comemorações também impulsionam o comércio. Quase 68% dos entrevistados pretendem celebrar o Dia das Mães, com gasto médio estimado de R$ 221. A principal forma de comemoração será uma refeição em família, escolhida por 57% dos participantes, seguida por passeios com a mãe (18%). Esse comportamento evidencia o caráter afetivo da data e seu impacto direto em segmentos como alimentação, lazer e serviços.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 8 de abril nas cidades de Bonito, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Clique aqui e acesse o levantamento completo.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.


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