EDUCAÇÃO
Estudantes de MS destacam-se na maior Feira Científica do Brasil
09/04/2025
08:00
ASSECOM
@Divulgação
Na 23º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias, conhecida como FEBRACE, o Estado de Mato Grosso do Sul classificou 13 projetos finalistas – o que caracteriza a região com maior número de projetos, tendo destaque no progresso sul mato-grossense na ciência.
Considerada uma das maiores feiras nacionais científicas no Brasil, a FEBRACE reuniu estudantes da educação básica em sua 23º edição na Universidade de São Paulo (USP) nos dias 24 a 28 de março de 2025. A feira reúne todos os projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes cientistas e a região de Mato Grosso do Sul com sua delegação, recebeu três prêmios de seus respectivos finalistas.
O projeto intitulado “Testes psicometricamente validados de química utilizando inteligência artificial e learnersourcing”, desenvolvido pelas estudantes Rebeca Soares Nascimento, Julye Roberta de Abreu Aguiar e Heloisa Satira Rios dos Santos , sob coordenação e orientação de Rodrigo Silva Duran, recebeu o prêmio na área Ciências Exatas e da Terra em terceiro lugar como sendo também, um dos projetos destaques para o Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto vem da cidade Nova Andradina e leva a medalha para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Trazendo a medalha para casa, os estudantes relatam felicidade e muita gratidão por terem recebido incentivo e apoio científico para participarem da FEBRACE.
Outro projeto que recebeu destaque e prêmio na Feira, foi das estudantes Amanda Messias Silva, Camila Rodrigues Cunha e Angelina Quevedo Bakarg , sob orientação da professora Danyelle Almeida Saraiva e intitulado “Damas literárias ciclo 2: pelo resgate da escrita feminina apagada da história” do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul do campus Campo Grande. O projeto ganhou o incentivo e coleção de livros do vestibular da FUVEST.
- Apoio do Grupo Arandú
O Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências (GATEC), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), desempenhou um papel importante no acompanhamento e apoio aos estudantes finalistas na Feira. Não só no quesito dos prêmios, como também, no apoio científico para os 13 projetos finalistas desde do início da Feira.
O Grupo atua em conjunto por meio do projeto da delegação UhÉMS, conhecida como delegação sul mato-grossense, que capacita e orienta alunos da Educação Básica que foram finalistas destaques nas feiras e/ou eventos científicos nacionais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios