GERAL
Carnaval não é feriado e comércio pode funcionar normalmente, esclarece Fecomércio-MS
26/02/2025
06:45
REDAÇÃO
@Divulgação PMCG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) destacaram que o Carnaval, que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março de 2025, não é um feriado no calendário nacional. Isso significa que, apesar de ser um evento cultural e popular amplamente comemorado em todo o Brasil, o comércio pode operar normalmente durante esse período, sem a obrigação de pagamento de horas extras aos funcionários ou compensação de folga, salvo nos casos em que o Carnaval seja feriado local, de acordo com a legislação municipal.
A única exceção, portanto, são as cidades que possuem leis próprias que estabelecem o Carnaval como feriado municipal. Nessas localidades, as empresas devem seguir a legislação vigente sobre o funcionamento do comércio. Para a grande maioria das cidades de Mato Grosso do Sul, porém, as lojas podem abrir suas portas normalmente e sem custo adicional com relação a horários especiais.
A Fecomércio-MS também recomenda que as empresas, de forma facultativa, concedam folga aos seus funcionários na tarde da terça-feira de Carnaval, com retorno na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia. Esta sugestão visa alinhar-se com a tradição do feriado, permitindo que os trabalhadores aproveitem a festividade, sem comprometer a continuidade das operações comerciais. Contudo, a decisão de adotar ou não essa recomendação fica a critério de cada empresa.
Embora o Carnaval não seja considerado feriado, a legislação trabalhista brasileira garante que, caso o trabalhador seja convocado a trabalhar em datas comemorativas, ele tem direito a receber remuneração em dobro, salvo disposições contratuais que dispõem de outro acordo. Caso o empregador decida liberar os colaboradores da jornada de trabalho, o descanso será considerado de acordo com a política interna de cada empresa.
Os estabelecimentos bancários, conforme a prática de anos anteriores, estarão fechados durante o Carnaval, o que pode gerar uma maior procura por serviços financeiros antes e depois da data. Os consumidores devem ficar atentos a esse fechamento para evitar contratempos.
Portanto, o comércio em Campo Grande e em outras regiões do estado pode funcionar normalmente durante o Carnaval, conforme as orientações da Fecomércio-MS, e as empresas têm a liberdade de adotar a medida de folga facultativa na terça-feira de Carnaval. Fique atento às normas locais e às políticas internas das empresas sobre o funcionamento, garantindo uma boa organização tanto para consumidores quanto para os comerciantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresários debatem oportunidades da Reforma Tributária e gestão de riscos trabalhistas no Roadshow Cebrasse Centro-Oeste
Leia Mais
EJA Mulher transforma vidas e oferece novos recomeços em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Junior Mochi reúne entidades para discutir efeitos de decreto federal sobre educação especial
Leia Mais
Mato Grosso do Sul amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce
Municípios