Campo Grande (MS), Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025

QUALIFICAÇÃO

HU-UFGD/Ebserh realiza capacitação em Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia

Curso foi ministrado por instrutores de programa educacional reconhecido mundialmente pela melhoria e uniformização da assistência multidisciplinar materna

20/02/2025

11:50

ASSECOM

@Divulgação

OHospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, uma capacitação em Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO). O curso foi promovido conjuntamente pela gestão do hospital, pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), pela Comissão de Residência Médica (Coreme) e pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), sendo ministrado por instrutores do ALSO Brasil, um programa educacional reconhecido mundialmente pela melhoria e uniformização da assistência multidisciplinar materna.

A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais da área obstétrica para o atendimento de emergências e urgências, por meio de simulações realísticas e atividades teóricas e práticas. A enfermeira Ana Carla Tamisari, da Unidade de Saúde da Mulher (Umul) do HU-UFGD/Ebserh, ressaltou a importância do treinamento.

"Foi uma capacitação para formar profissionais dentro da área de formação, que também contribuem na assistência, para realizar essa capacitação e replicar o curso por meio de simulações, como simulação realística, tanto com a equipe assistencial quanto com a equipe de residentes, tanto de enfermagem obstétrica quanto de ginecologia e obstetrícia."

Ao todo, 13 profissionais participaram da capacitação, sendo sete médicos da especialidade de ginecologia e obstetrícia e seis enfermeiros. Um dos médicos participantes também está vinculado à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e irá compartilhar os conhecimentos adquiridos com os graduandos do curso de Medicina.

A capacitação teve duração de dois dias, com atividades realizadas durante todo o sábado e domingo. No último dia, os participantes passaram por provas teóricas e práticas para obtenção da certificação, que tem validade de três anos.

Para Ana Carla, capacitações como essa são essenciais para o atendimento de pacientes no HU-UFGD/Ebserh, que é referência para casos de alto risco. "Todos os dias temos pacientes com urgências hipertensivas, pacientes que vêm de outros municípios, às vezes até graves. Eu acredito que esse curso veio exatamente para capacitar os profissionais para que possam ter esse conhecimento, identificação de uma urgência, saber lidar com esse atendimento para que tenham um melhor desfecho tanto para a mãe quanto para o bebê, para o binômio e para a família que está ali sendo assistida."

Curso ALSO
O Curso ALSO (Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia) é um programa educacional reconhecido internacionalmente pela American Academy of Family Physicians. Criado para aprimorar a padronização de condutas frente às emergências obstétricas, o curso busca reduzir a mortalidade materna no Brasil, oferecendo capacitação multidisciplinar baseada em evidências científicas. Desde 2000, o ALSO Brasil atua na formação de profissionais de saúde por meio de uma metodologia ativa e sistematizada, desenvolvendo habilidades práticas e raciocínio clínico para melhorar o gerenciamento de riscos, urgências e emergências obstétricas.

No HU-UFGD/Ebserh, as atividades foram realizadas no bloco da biblioteca, com aulas teóricas e práticas ministradas pelos professores doutores Francisco Lázaro e Felipe Torres, sob coordenação de Kaline Oliveira. "O intuito foi capacitar os profissionais tanto para transmitir esse conhecimento adiante quanto para incrementar a sua atuação enquanto profissional, seja médico obstetra ou enfermeiro obstetra", completou Ana Carla.

Com essa capacitação, o HU-UFGD/Ebserh reafirma o compromisso com a qualidade da assistência materno-infantil e a segurança das pacientes atendidas, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para atuar em situações de emergência obstétrica.

Sobre a Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: