Campo Grande (MS), Domingo, 26 de Janeiro de 2025

TRÂNSITO

Detran-MS reforça segurança no trânsito com a volta às aulas e alerta para cuidados no transporte de crianças

24/01/2025

12:55

REDAÇÃO

@Divulgação

Com a aproximação da volta às aulas nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, o Detran-MS faz um alerta importante para motoristas e pais sobre o aumento no fluxo de veículos e pedestres. Esse cenário traz maiores riscos de acidentes, e a fiscalização de infrações também se intensifica, especialmente as relacionadas ao transporte seguro de crianças.

Dicas de segurança para o transporte de crianças:

O Detran-MS destaca a importância de usar os dispositivos de segurança corretos de acordo com a idade das crianças, para evitar lesões em caso de acidentes:

  • Até 1 ano: Bebê-conforto deve ser fixado no banco traseiro, de costas para o motorista.
  • De 1 a 4 anos: Cadeirinha no banco traseiro, virada de frente para o motorista.
  • De 4 a 7 anos e meio: Assento de elevação, garantindo que o cinto de segurança fique posicionado corretamente sobre o peito e quadris.
  • De 7 a 10 anos: Cinto de segurança de três pontos no banco traseiro, posicionado corretamente.

Cuidados no transporte em motocicletas:

Para o transporte de crianças em motocicletas, a idade mínima permitida é de 10 anos. A criança deve ter altura suficiente para alcançar os pedais da moto, e é obrigatório o uso de capacete adequado ao tamanho da cabeça da criança, com a viseira fechada e o capacete bem afivelado.

Segurança no caminho para a escola:

A segurança das crianças que vão para a escola a pé ou de ônibus também é uma preocupação. O Detran-MS orienta que os pais verifiquem a segurança do trajeto e reforcem a importância de transitar pelas calçadas, sempre que possível, e atravessar na faixa de pedestre. As crianças devem ser educadas a ter atenção redobrada ao atravessar ruas.

Prevenção de infrações comuns:

Além das orientações sobre transporte infantil, o Detran-MS também alerta para o aumento de infrações de trânsito nesse período. Algumas das mais comuns incluem:

  • Fila dupla: Estacionar em fila dupla, principalmente perto das escolas, prejudica o fluxo e aumenta o risco de acidentes.
  • Crianças sem cinto ou dispositivos de segurança: O transporte inadequado de crianças é uma infração grave.
  • Estacionamento em locais proibidos: Estacionar em locais onde é proibido coloca em risco a segurança de pedestres e motoristas.

Lidiana Freitas, tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, ressalta a importância de todos estarem atentos à segurança das crianças, principalmente neste período de volta às aulas: “O trânsito fica mais movimentado, por isso é essencial que pais e motoristas cumpram as normas e tomem atitudes responsáveis para garantir que as crianças cheguem em segurança à escola.”

O Detran-MS reforça que a segurança no trânsito depende de todos e pede a colaboração de motoristas e pais para garantir que o retorno às aulas seja seguro.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: