GERAL
Fiems cria Diretoria de Sustentabilidade para impulsionar práticas sustentáveis nas indústrias de MS
24/01/2025
10:15
REDAÇÃO
O novo setor será comandado por Robson Del Casale e visa fortalecer a agenda ESG (ambiental, social e de governança) nas empresas do estado.
A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) anunciou a criação de sua Diretoria de Sustentabilidade, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e de governança nas indústrias do estado. A nova pasta será comandada por Robson Del Casale, atual chefe de gabinete da presidência da Fiems, e o anúncio foi feito durante o Brazil Economic Forum Zurich 2025, realizado em Zurique, na Suíça, na última quinta-feira (23/01).
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirmou que o momento é ideal para o lançamento da diretoria, pois a sustentabilidade é um dos principais temas discutidos no evento internacional. Segundo Longen, a nova estrutura da Fiems visa ampliar as ações voltadas para a sustentabilidade nas empresas de Mato Grosso do Sul e envolver diversas esferas da sociedade, incluindo os poderes públicos, secretarias de Estado, câmaras municipais, prefeituras e a sociedade civil. “Temos a oportunidade e o conhecimento para induzir essas ações, e esse é o nosso grande desafio”, afirmou.
A atuação de Robson Del Casale na área de sustentabilidade foi destacada pelo presidente da Fiems, que ressaltou o trabalho do novo diretor para estruturar a agenda ESG (ambiental, social e de governança) na Federação. “Ele já iniciou esse trabalho na ONU, debatendo nossas condições e coordenando o Núcleo de ESG, com projetos que já estão sendo implantados nas empresas”, afirmou Longen.
Robson Del Casale, por sua vez, afirmou que a criação da Diretoria de Sustentabilidade representa um desafio importante para o setor industrial de MS. Ele destacou a relevância da agenda sustentável, tratando-a não apenas como uma preocupação ambiental, mas como uma agenda econômica. “Vamos trabalhar para levar esse tema a todas as indústrias e ao empresariado de Mato Grosso do Sul, tratando a sustentabilidade como uma missão”, disse Del Casale.
No final de 2023, a Fiems foi reconhecida como signatária do Pacto Global da ONU, um compromisso com práticas empresariais responsáveis em áreas como direitos humanos, meio ambiente, trabalho e anticorrupção. Com participantes de diversos setores e presentes em 160 países, o Pacto Global é considerado a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo.
Com a criação da Diretoria de Sustentabilidade, a Fiems reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente de negócios cada vez mais responsável e alinhado com as demandas globais por práticas sustentáveis no setor industrial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mara Caseiro pede reforço na saúde de Coxim com veículo para o programa Reabilitar
Leia Mais
Como uma geleia de tereré ajudou empreendedora a criar produtos genuínos do Pantanal
Leia Mais
Câmara analisa projeto que quer suspender resolução que inclui o MST em comitê rural
Leia Mais
Festival Cine Aves recebe inscrições até o dia 30 de maio
Municípios