CMO
Batalhão de Aquidauana reproduz participação do Exército na 2ª Guerra Mundial
25/09/2024
11:45
ASSECOM
Nesta sexta-feira (27), o Comando Militar do Oeste (CMO), por meio do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE CMB), realiza a reprodução de um momento histórico que marcou a participação de militares de Mato Grosso do Sul na Segunda Guerra Mundial: a montagem da Ponte Bailey. O evento compõe a programação comemorativa do Exército que, neste ano, comemora os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A ponte Bailey, ou Logistic Support Bridge (LSB), é uma estrutura metálica moderna, versátil, e um importante suporte logístico que pode ser montada e desmontada de forma rápida e eficiente. Ela suporta até 80 toneladas e poderá cobrir uma área de 60 metros, ou duas áreas de 30 metros.
Durante a simulação da montagem da Ponte, os militares estarão paramentados com uniformes idênticos aos usados pelos soldados, em 1944. Um trem e um navio também vão compor a reprodução do momento histórico. Na ocasião, o Batalhão de Aquidauana realizará ainda a reinauguração e visitação do museu da FEB.
Participação na Segunda-Guerra: A primeira ação de combate executada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) ocorreu em 6 de setembro de 1944, com a construção de uma Ponte Bailey, ao norte do rio Arno, executada pela 1ª Companhia do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, de Aquidauana-MS, permitindo que o destacamento da Força Expedicionária atingisse a cidade de Pisa, marcando assim, o início das operações militares da FEB na Itália.
Entre os anos de 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) cruzaram o Oceano Atlântico para se juntarem ao esforço Aliado no combate ao totalitarismo na Europa. O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para o conflito. Em 8 de maio de 1945, as Forças Aliadas comemoravam a vitória sobre o nazifascismo.
Serviço: 80 anos da FEB - reprodução da montagem da Ponte Bailey
Data: 27/09/2024, 9h30
Local: Rua Duque de Caxias, S/Nº - Bairro Alto, Aquidauana-MS
Deslocamento: O CMO vai disponibilizar transporte aos veículos de Campo Grande, interessados em cobrir a ação.
Informações: [email protected]
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Páscoa deve movimentar R$ 396 milhões e aquece o comércio em MS
Leia Mais
Vereadores apoiam redirecionamento de recurso do PAC para construção do Hospital Municipal
Leia Mais
Campo Grande será sede da COP15 em 2026, focada na conservação das espécies migratórias
Leia Mais
MS registra recorde de contratações em fevereiro, com saldo positivo de 8.333 empregos formais criados no mês
Municípios