DOURADOS
Na abertura da Tecnofam 2024 deputado Renato volta a cobrar implantação da Ceasa em Dourados
16/04/2024
16:20
ASSECOM
Roney Minella
Deputado Renato aproveita abertura da Tecnofam para reiterar pedido de implantação da Ceasa em Dourados. @Flávio Henrique
O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na solenidade de abertura da Tecnofam 2024, feira que apresenta soluções tecnológicas e conhecimento aos pequenos produtores rurais tradicionais, voltou a cobrar ao Governo do Estado a instalação de uma CEASA (Central de Abastecimento de Alimentos), em Dourados.
Na defesa de sua reivindicação, Renato pontuou: “Precisamos ter a nossa Ceasa aqui em Dourados. De um modelo que possa, de fato, atender o produtor. Nós estamos reféns do sistema. Se aplica a tecnologia, tem a produção, mas, o produtor tem que avançar tendo bem claro em sua cabeça a segurança de que vai vender o seu produto. Por isso, é importante discutir a comercialização. É necessário ter um ponto concreto, para fechar todo um ciclo, da produção à entrega ao mercado consumidor”, justificou Renato.
O deputado observou que no setor da tecnologia a Embrapa tem feito um papel fundamental em todo esse desenvolvimento que está ocorrendo no setor agropecuário. “Mato Grosso do Sul é o que é graças às pesquisas do solo e todas as tecnologias e cultivares apresentadas pela Embrapa. Agora, precisamos pensar, agir e atuar com mais velocidade. A implantação da Ceasa é uma discussão urgente. Este centro de comercialização é último elo mais próximo do produtor que precisa ser executado em Dourados” reiterou o Deputado do Agro.
Renato Câmara disse ao governador Eduardo Riedel sobre a necessidade de uma Ceasa em Dourados com modelo diferenciado. Foto: Flávio Henrique
A Tecnofam teve início hoje (16-04) com as presenças da diretora-executiva de Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ana Margarida Castro Euler, do governador Eduardo Riedel, vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), de Secretários de Estado e dirigentes de estatais, da Semadesc, Agraer e Embrapa respectivamente, deputados estaduais Renato Câmara e Zeca do PT, e inúmeras lideranças do setor produtivo de Dourados e de municípios vizinhos. O evento segue até o dia 18 de abril, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados.
Realizado duas vezes por ano pela Embrapa Agropecuária do Oeste, a Tecnofam leva novidades tecnológicas apresentadas através da pesquisa ao pequeno produtor, sendo o evento considerado o maior do Centro-Oeste nesse quesito. Envolve a linha produtiva de todos os agricultores tradicionais, com ênfase em tecnologias, regularização de títulos fundiários, competitividade e, sobretudo, envolve instituições como a Embrapa e universidades visando apoiar as mais der 70 mil famílias de agricultores tradicionais de Mato Grosso do Sul que, por exemplo, hoje fornecem aproximadamente 40% dos alimentos da merenda escolar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios