Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

EMPREENDEDORISMO

Em Bela Vista, confeiteira gourmet formaliza negócio e abre loja física com auxílio do Sebrae/MS

Brigadeiro Mania é dos pequenos negócios impactados pelo programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura de Bela Vista

30/01/2024

08:50

ASSECOM

MARIA GORETI

@Divulgação

Dedicação, organização e planejamento são as palavras-chave para o sucesso de qualquer empreendimento, e prova disso é a história da confeitaria Brigadeiro Mania, em Bela Vista (MS). Com o apoio do Sebrae/MS, a empresária Carolina de Azevedo Andrade, formalizou o negócio a cerca de um ano e transformou a confeitaria gourmet, que só atendia por encomendas, em uma loja física. Com o sucesso do empreendimento, ela tem planos de virar até franquia.

O processo de estruturar a empresa começou em 2022, quando o programa Cidade Empreendedora começou a ser executado pelo Sebrae/MS. em Bela Vista, em parceria com a Prefeitura Municipal. Por meio desta iniciativa, diversas capacitações foram levadas para os empresários locais, e Carolina aproveitou a oportunidade para organizar as finanças e planejar os investimentos para expandir.

“Em 2022 meus horizontes se abriram ao conhecer o Sebrae. Dali em diante minha vida tomou um novo rumo. Vi tudo se transformar, minha visão abrindo e alcançando novos lugares. Vivi meu momento como expositora em outra cidade e isso fez minha carteira de clientes ampliar, conheci novas pessoas e fiz novas parcerias”, conta a empresária.

A afinidade com a confeitaria e seu amor pelos doces nasceram ainda na infância, inspirada pela avó, ela começou a fazer brigadeiros ainda jovem no colégio para ganhar o próprio dinheiro. Na faculdade, retomou a produção visando uma renda extra e teve a ideia de criar a Brigadeiro Mania, em outubro de 2012.

Carolina não pensava que um dia iria transformar o hobby em sua principal fonte de renda, e vendia apenas por encomenda e para atender a eventos de amigos e familiares, enquanto atuava como designer de interiores no Rio de Janeiro.

                        

 

Formalização do negócio

Ao mudar-se para Bela Vista em 2019 acompanhando o esposo que é militar e havia sido transferido, Carolina decidiu empreender mantendo um ateliê de confeitaria em casa para garantir renda própria. “Sempre fui muito independente, então, não funcionaria eu morar aqui sem ter uma ocupação. Vindo para Bela Vista, não consegui emprego na área e comecei a usar meu hobby como principal fonte de renda, e foi muito rápido, em dois meses já fiquei conhecida na cidade, busquei fazer parceria com estabelecimentos e pessoas conhecidas e foi sucesso”, relembra ela.

Carolina trabalhou duro para atender aos clientes com entregas e sob encomenda e em pouco tempo conseguiu formar sua clientela, mas segundo ela, a informalidade impedia o negócio de prosperar. Enfrentando desafios financeiros, Carolina buscou compreender melhor a gestão do negócio buscando a ajuda do Sebrae/MS, participando de eventos e capacitações como parte do planejamento estratégico. Ela sabia que era necessário ter um local de trabalho próprio para crescer e estabeleceu a meta de transferir o ateliê para outro espaço.

Esse foi o início da sua trajetória de formalização até realizar o sonho de abrir sua loja física, em 2022. Desde então, Carolina documentou as receitas em fichas técnicas, investiu em marketing, fez curso de higiene e manipulação de alimentos, e está sempre de olho nas novidades para melhorar a qualidade dos produtos.

“O Sebrae foi realmente um divisor de águas na minha vida, assim como todos os consultores que sempre me atenderam com carinho, preocupação, reconhecimento, e a Prefeitura também com o pensamento de investir no comércio local e apoiar a jornada do pequeno empresário ao aderir ao Cidade Empreendedora”, relata a confeiteira.

Para ela, estar em contato com outros empreendedores e compartilhar experiências em eventos como o EmpreendeFest foi determinante para o crescimento da Brigadeiro Mania, assim como participar de outras iniciativas oferecidas pelo Sebrae. “Participei do Sebrae Delas quando vivi meu momento como expositora em outra cidade, isso fez minha carteira de clientes ampliar, conheci novas pessoas, fiz novas parcerias e em 2023, fiz outro curso, o Empretec, o que trouxe uma virada de chave para a minha vida”, revela.

Atualmente o foco de Carolina é expandir a empresa investindo em reformas e na ampliação do espaço, além de padronizar a produção e trabalhar a marca e a fidelização dos clientes. “A minha maior riqueza é ver a satisfação no olhar do cliente, receber um elogio de algum produto que faço, ver que as pessoas gostam do meu trabalho. É muito gratificante”, comemora.

Para expandir ainda mais, Carolina está buscado conhecimento para melhorar a administração financeira do negócio e sempre está disposta a se capacitar, participando de workshops, rodadas de negócios e eventos. “Estou fazendo acompanhamento com um gestor financeiro do Sebrae/MS e ele está me orientando nesse momento de mudança de loja física. Estamos crescendo, desenvolvendo, com ideia de montar franquia, expandir, levar Brigadeiro Mania para todo Mato Grosso do Sul e todo Brasil em breve”, finaliza a empresária.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Bela Vista é contemplada pela iniciativa desde 2022 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Junto com Bela Vista, outros 35 municípios também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: