PARCERIAS
Com assinatura de parceria, Sebrae e Feira Bosque da Paz visam melhorias e profissionalização de expositores
A assinatura da parceria aconteceu neste domingo (19), data também que se celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino
20/11/2023
11:50
ASSECOM
@Divulgação
Neste domingo (19), o Sebrae/MS e a Associação da Feira Bosque da Paz assinaram a parceria que prevê o projeto de atendimento para melhorar a gestão do evento e levar capacitações aos empreendedores. A feira, que acontece todo terceiro domingo do mês na Capital, possui mais de 580 expositores, atraindo mensalmente 10 mil pessoas, configurando, assim, um potencial econômico. Há um ano, o Sebrae já vem desenvolvendo ações com a associação, agora, com a formalização da parceria, o objetivo é de aumentar ainda mais esse potencial.
O projeto terá duração de 12 meses e atuará em sete segmentos prioritários: moda, artesanato, botânica, saúde, fármaco e pet. Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, um dos papeis da instituição será o de fortalecer a importância do associativismo, mostrando para esses empresários os benefícios de estarem juntos. “Nós já trabalhamos aqui na feira com 42 empresárias, e pretendemos expandir as atividades para todos, juntamente com a associação. Estamos falando de uma economia criativa, forte e real. São pessoas mostrando a sua arte, seu produto, seu serviço. O Sebrae está à disposição para fazer realmente a diferença entre essas pessoas”, reforça o diretor.
Nascida há um ano, a feira conseguiu impactar diretamente a economia local, surpreendendo a idealizadora e gestora da associação Carina Zamboni Cavalhero. “A feira começou como um sonho, não tínhamos noção da proporção que isso iria tomar. E, ao ‘crescer’ muito rápido, tivemos muitos desafios por isso. Hoje, são mais de 580 expositores, impactando 1.100 famílias. Então, acreditamos que seremos mais profissionais com a experiência do Sebrae; tratar a feira como uma empresa, de fato, para que se tenha uma melhor organização, melhorias para os expositores e uma experiência incrível para o nosso cliente”, ressalta a idealizadora.
Além do plano de ação personalizado, que abrange gestão básica, marketing, vendas, orientações de formalização, padronização de layout, a analista-técnica do Sebrae/MS Lucielle Lima, explica que a Associação da Feira Bosque da Paz é uma empresa nascente, e necessita de reestruturação. “Precisamos identificar de que forma atingimos um maior número de associados, oferecer benefícios, fazer com que os expositores criem permanência na feira, e atrair novos expositores. Será necessário todo um plano de marketing para a associação, adequação do próprio espaço, organização das ruas, legislação. Realizar o mapeamento dos stakeholders, ou seja, o mapa de interessados”, esclarece a analista-técnica.
Também participaram da solenidade a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, além das demais idealizadoras e gestoras da associação de expositores da Feira Bosque da Paz.
Empreendedorismo feminino
A assinatura da parceria ocorreu no dia 19 de novembro, data marcada também pelo Dia do Empreendedorismo Feminino. Desde o início do ano, o Sebrae/MS acompanha na Feira Bosque da Paz, 42 empresas geridas por mulheres.
Uma das empresárias, atendida pelo Sebrae/MS desde 2019, Flavyane Fleitas é proprietária da Mercearia Portuguesa, e expõe na feira
desde bolinhos de bacalhau a pasteis de Belém.
Ela conta que o Sebrae auxiliou o empreendimento na questão financeira, estabeleceu networking, e ressalta a importância do Empretec, curso do Sebrae voltado ao desenvolvimento de comportamento empreendedor. Há dois anos, a Mercearia Portuguesa é uma das empresas atendidas pelo Sebrae Delas.
“Eu acredito que essa assinatura irá ajudar não só os empreendedores, mas a parte da economia local de forma justa. Muitos empresários acham que não ter um CNPJ é mais válido e isso é ilusório. A partir do momento que você tem um CNPJ, você paga os impostos, e tem uma rotatividade ‘legal’ dentro do banco, criando uma confiança com o banco. Toda a parte de investimento de dentro do Estado acaba voltando para nós mesmos, que somos empresários”, finaliza a empreendedora.
A associação também é uma empresa nascente, então a gente precisa identificar de que forma ela possa ter o maior número de associados, que ela possa oferecer benefícios, fazer com que os expositores tenham permanência na feira e que possa atrair novos expositores também e reter o que tem. Então essa é a proposta, fazer todo um plano de marketing para associação, adequação aqui do próprio espaço, layout, organização aqui das ruas e a legislação. Além de trabalhar todo, a gente chama de stakeholders, mas são os mapas de interessados. Então a gente sabe que aqui tem uma associação de moradores, então de que forma que a feira está impactando a vizinhança, que como que a gente vai trabalhar esse impacto, de forma que a gente possa ter uma parceria que seja bom para os dois lados.
Para melhorar a gestão do evento e levar capacitações aos empreendedores, o Sebrae e a Associação da Feira Bosque da Paz assinaram, neste domingo (19), parceria que prevê um projeto de atendimento voltado à iniciativa. O evento cultural caiu no gosto popular e atrai, mensalmente, 10 mil pessoas e conta atualmente com mais de 580 expositores, o que configura um potencial econômico.
Em Campo Grande, são 131.292 empresas ativas, e dessas, os pequenos negócios correspondem a 90%, divididos em: microempreendedor individual (75.183), microempresa (35.281) e empresa de pequeno porte (7.966).
Apoio Sebrae
Junto à Associação da Feira do Bosque da Paz, o Sebrae desenvolve um trabalho que inclui o mapeamento dos pontos fortes do evento, reorganização da associação, bem como de sua estruturação física e de logística, além do fortalecimento do grupo de expositores enquanto comunidade empreendedora, por meio de capacitações diversas.
E, por meio da assinatura da parceria, o Sebrae irá orientar quanto à necessidade de elaboração de normas e regulamentos pertinentes às obrigações assumidas pelos feirantes; propor medidas de organização, controle e otimização do espaço da feira sob a supervisão da associação; orientação e acompanhamento aos empreendedores da feira bosque da paz.
O projeto terá duração de 12 meses, e nesse período, o Sebrae irá incentivar o empreendedorismo criativo e a economia inclusiva a partir de sete segmentos prioritários: moda, artesanato, gastronomia, botânica, saúde, fármaco e pet.
A referência é o trabalho desenvolvido em outros pontos turísticos da capital, como a feira central de campo grande, onde o Sebrae atuou para o fortalecimento do empreendedorismo.
Empreendedorismo feminino
A assinatura da parceria ocorreu em 19 de novembro, quando é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data também marca o trabalho voltado às empreendedoras, já que dos expositores da feira, 42 são mulheres acompanhadas e aceleradas pelo Sebrae, desde o início do ano.
Atendida pelo Sebrae/MS desde 2019, Flavyane Fleitas é proprietária da Mercearia Portuguesa e é uma das expositoras da feira. Vendendo desde bolinhos de bacalhau a pasteis de Belém, ela conta que o Sebrae auxiliou o empreendimento na questão financeira, além de ter criado networking e ressalta a importância do Empretec, curso do Sebrae voltado a desenvolvimento de comportamento empreendedor. Há dois anos, a Mercearia Portuguesa é uma das empresas atendidas pelo Sebrae Delas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Leia Mais
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Leia Mais
Fim de Semana em Mato Grosso do Sul: Cultura, Música e Diversão para Todos
Leia Mais
Fim de semana em Mato Grosso do Sul terá tempo firme e temperaturas de até 36°C
Municípios