AQUIDAUANA 131 ANOS
Aquidauana celebra 131 anos de fundação
De acordo com último censo do IBGE, a cidade possui 46.803 mil habitantes
15/08/2023
07:03
CAMPOGRANDENEWS
CLARA FARIAS
©DIVULGAÇÃO
Na entrada do Pantanal, o município de Aquidauana comemora 131 anos de fundação nesta terça-feira (15). A cidade fica localizada a 141 quilômetros de distância de Campo Grande. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 46.803 mil habitantes.
Ainda segundo IBGE, a cidade possui diversos registros históricos relacionados a povoação da região. Alguns estudiosos definem 1600 como ano em que houve presença de colonizadores na região, e que Ruy Dias de Guzman fundou o povoado de Santiago de Xeres, às margens do Rio Mbotetey. Em 1632, a povoação foi destruída e os moradores seguiram de volta a Assunção e outros se juntaram aos Bandeirantes e se estabeleceram na região de São Paulo.
Em 1776, um segundo momento de colonização às margens do rio, ocorreu quando o explorador João Leme do Prado visitou a região em que a antiga povoação morava. Segundo IBGE, a presença do explorador foi temporária. Mais tarde, em 1892, a região voltou a ser povoada, devido ao local ser propicio para embarcações, e mais próximo de Nioaque e Campo Grande.
A vila foi fundada em 15 de agosto de 1892, em que 40 cidadãos se reuniram na região em que a Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição se localiza, para decidir o nome da nova povoação e instituído uma comissão responsável pelas demandas dos novos moradores. A escolha do nome "Aquidauana" aparece em mapas datados do século XVII, e vem do vocabulário dos indígenas Guaicuru. De acordo com a página do município, Rio Aquidauana significa rio estreito.

Ainda de acordo com a página, o turismo chegou a região às fazendas pantaneiras, com as gravações da novela Pantanal, no início da década de 1990. O Pantanal de Aquidauana ocupa 4,9% do total da reserva. Na cidade, uma área conhecida como Pantanal da Nhecolândia e Abobral possuem as características da maior planície de inundação contínua do mundo.
Para comemorar o aniversário da cidade, a programação é de Hasteamento dos Pavilhões, na Praça dos Estudantes; Desfile Cívico, Escolar e Militar na Rua 7 de Setembro. Para finalizar a noite, a programação é de Marcha para Jesus às 19h.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios