CLIMA
Depois de 1 mês sem chuva, tem alerta de tempestade para Campo Grande
O aviso, de cor amarela, de perigo potencial, foi emitido às 8h52 deste sábado
12/08/2023
10:15
CAMPOGRANDENEWS
VIVIANE OLIVEIRA
©DIVULGAÇÃO
Depois de 1 mês de sequidão e calorão em pleno inverno, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e 60 cidades do interior em alerta de tempestade. O aviso, de cor amarela, de perigo potencial, foi emitido às 8h52 deste sábado (12) e vai até amanhã, às 9h. A última chuva na capital sul-mato-grossense foi registrada no dia 13 de julho.
Segundo o instituto, há previsão de 20 a 50 mm (milímetros) de precipitação em 24 horas, ventos intensos, de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Em Mundo Novo, nas últimas 6 horas, choveu 26,8 milímetros.
Para evitar tragédias, em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há probabilidade de ocorrência de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao avanço de uma frente fria, aliado a um sistema de baixa pressão no Paraguai.

A frente fria deverá influenciar nas regiões pantaneira (Corumbá e Aquidauana), sudoeste (Porto Murtinho) e sul do Estado (Dourados), com aumento de nebulosidade, chuvas e queda das temperaturas.
Também há alerta de baixa umidade relativa do ar com índices variando entre 30% e 20% nos municípios de Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora. Não há previsão de chuva para essas cidades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) adverte que índices de umidade abaixo de 30% já são considerados perigosos para a saúde.
Amanhã, no Dia dos Pais, o tempo volta a ficar estável em grande parte de Mato Grosso do Sul, exceto nas regiões sul-fronteira (Ponta Porã) e conesul (Iguatemi) que há probabilidade para pancadas de chuvas isoladas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riedel lamenta prisão de Bolsonaro e diz que Brasil precisa de paz e segurança jurídica
Leia Mais
Bioparque Pantanal recebe selo “Ouro” de sustentabilidade e se consolida entre os atrativos turísticos mais sustentáveis do mundo
Leia Mais
Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 10 milhões neste sábado
Leia Mais
Maior reality show gastronômico de MS abre inscrições gratuitas e sem restrições
Municípios