SEBRAE
Em Mato Grosso do Sul, Sebrae e SEAD firmam parceria para orientar pequenos negócios sobre direitos do consumidor
Iniciativa prevê realização de ações conjuntas de apoio aos empreendedores, por meio do Procon/MS, além de capacitações para técnicos do órgão estadual
21/06/2023
16:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (21), o Sebrae/MS e a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), por intermédio do Procon/MS, firmaram parceria com a proposta de orientar pequenos negócios do Estado sobre direitos do consumidor, a iniciativa também prevê a capacitação de técnicos do órgão estadual para melhoria do serviço prestado. A assinatura do termo de compromisso para atuação conjunta foi feita durante a abertura do XXI Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul, realizada em Caarapó.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a parceria representa mais uma forma de apoiar os empreendedores e auxiliá-los a melhorar o relacionamento com o cliente. “Ao facilitar o acesso dos pequenos negócios a informações sobre o direito do consumidor, nós possibilitamos que esses empresários ajam de forma preventiva para que não se tornem alvos de reclamações por parte dos clientes. Vamos levar orientações para que eles adotem boas práticas, consigam melhorar o atendimento e, principalmente, a relação com o consumidor”, ressaltou Amarilha.
Para a titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), Patrícia Cozzolino, o trabalho em conjunto das instituições representa um grande avanço na construção de uma política pública com ainda mais eficiência na defesa ao consumidor sul-mato-grossense. “O Procon/MS ganha fortalecimento e os nossos usuários também sentirão os efeitos dessa parceria, levando em consideração uma maior circulação de informação entre os pequenos negócios e a capacitação de nossos servidores. Esperamos um trabalho com excelentes resultados”, destacou a secretária.
De acordo com a secretária executiva do Procon/MS, Nilza Yamasaki, a atuação com o Sebrae é considerada uma parceria estratégica. “A assinatura do termo de compromissos é um marco, pois fortalece o sistema de defesa do consumidor ao possibilitar que micro e pequenos empreendedores sejam capacitados para bem reger as relações de consumo. O Sebrae, neste caso, vem como importante aliado e tenho certeza de que desenvolveremos importantes ações em conjunto nos municípios”, pontuou Yamasaki.
O trabalho em conjunto entre Sebrae/MS e Procon/MS terá a duração de dois anos a partir da data de assinatura do termo de compromisso. O intuito da parceria é o desenvolvimento de ações com a proposta de conscientizar os pequenos empreendedores a respeito dos direitos consumidor, para que eles possam adotar boas práticas e melhorar o relacionamento com o cliente.
Além da realização de ações conjuntas, a parceria também prevê a criação de uma cartilha com orientações para os empresários voltadas às políticas e leis de proteção e defesa do consumidor. Outro ponto previsto pela parceria está a qualificação dos servidores estaduais que atuam no Procon/MS. O Sebrae irá oferecer bolsas em treinamentos voltadas para as áreas de liderança, planejamento estratégico e estruturação de processos, de modo a capacitar os profissionais que atuam no órgão e auxiliar na melhoria do serviço prestado à população.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Paraíso das Águas inaugura novo Salão Municipal de Eventos nesta sexta-feira
Leia Mais
Inaugurado o novo Mercado do Produtor de Paraíso das Águas
Leia Mais
TCE-MS é destaque na Rede Integrar para modernização das contratações públicas
Leia Mais
Feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS
Municípios