JARAGUARI
Planejamento Estratégico para desenvolvimento do turismo em Jaraguari avança com mais uma ação da UEMS
02/06/2023
11:00
ASSECOM
Juntos, professor, acadêmicos e egressos do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Campo Grande, e a comunidade do município de Jaraguari, deram mais um passo no planejamento estratégico para o desenvolvimento da atividade turística na cidade.
Nesta terça-feira (30/05), em Jaraguari, na comunidade quilombola de Furnas do Dionísio, a equipe técnica apresentou os resultados da Consulta Pública que avaliou os atrativos e recursos turísticos locais. O trabalho, que envolveu a participação voluntária de visitantes/turistas, empresários e população local, foi apresentado a representantes da UEMS e do Conselho Municipal de Turismo de Jaraguari, da comunidade quilombola de Furnas, dos empresários turísticos, dos gestores públicos e da equipe do SEBRAE.
Para o coordenador geral do projeto estratégico da UEMS, Prof. Dr. Djanires Neto um momento fundamental. "Colaborar nesta etapa de planejamento reforça mais uma vez o papel da UEMS na produção do conhecimento, assim como na troca de experiências com as comunidades locais, em busca de ampliar as possibilidades de emprego e renda, além da qualidade de vida da sociedade sul-mato-grossense".
Já a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Furnas do Dionísio, Vera Lúcia dos Santos, avaliou esta fase do planejamento como uma oportunidade de envolver a comunidade que só tem a ganhar com o turismo de base comunitária. Segundo ela toda a história, cultura e a natureza da região são abundantes, agora é hora de qualificar a oferta turística.
O Plano Municipal de Turismo (PMT) tem como finalidade definir ações para o turismo local por meio de ações estratégicas no curto, médio e longo prazos, em conformidade com os planos e as ações de governança. Nesse sentido, para a Diretora de Turismo de Jaraguari, Marinete dos Santos Martins, "esse processo de elaboração do plano conta com a mobilização da sociedade por meio de reuniões periódicas. Ela reforça que o PMT serve de subsídio para a tomada de decisões públicas e privadas, e para tanto, a administração conta com o apoio de diversos parceiros, incluindo a UEMS tão importante neste processo".
A conclusão do PMT, pelo curso de Turismo, está prevista para o mês de agosto, enquanto isso, já está na agenda de trabalho mais duas oficinas estratégicas, antes de ser apresentado o trabalho final via audiência pública.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reflexão e luta pela igualdade racial no Brasil
Leia Mais
Enade 2024: Estudantes da UFGD conferem locais de prova e importância do exame para a qualidade do ensino
Leia Mais
Seleção encerra 2024 com empate com o Uruguai em Salvador
Leia Mais
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
Municípios