Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Prefeitura intensifica modernização dos órgãos municipais com instalação de computadores

O investimento foi de R$ 1,3 milhão em 150 computadores, monitores, teclados, nobreaks, mouses, webcams, estações de trabalho e cadeiras ergonômicas

04/05/2023

14:50

ASSECOM

Servidores da área de Licitação com estações de trabalho e computadores novos

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo vem dando sequência ao processo de modernização da máquina pública equipando todos os órgãos municipais. O investimento de R$ 1,3 milhão possibilitou a compra de 150 computadores, monitores, teclados, nobreaks, mouses, webcams, estações de trabalho e cadeiras ergonômicas. O número de computadores instalados chegou a 100 e os servidores de todas as secretarias, escolas, postos de saúde e da própria sede da Prefeitura foram beneficiados.

Para o Prefeito João Alfredo, os novos equipamentos alavancaram o desempenho do trabalho dos servidores municipais e aprimoraram as atividades desempenhadas, diminuindo o tempo de realização dos serviços. Os computadores comprados são de mais alta tecnologia, com configuração diferenciada, além de alta velocidade de processamento e memória muito acima das máquinas usuais e ainda terão longevidade de uso. “Tínhamos equipamentos muito antigos e superados. Além disso, havia muitos computadores que já tinham encerrado seu ciclo de uso e estavam ultrapassados e quebrados. Esse investimento contribuiu até para a melhoria do processo de autoestima de quem é servidor público”, detalhou João Alfredo Danieze.

O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, Raul Sérgio Nunes de Souza, destaca que a entrega de 150 computadores novos serviu para modernizar todo o sistema de atendimento e serviços internos. Ele explica, ainda, que em alguns locais foram feitas as trocas dos computadores e em outros foram adicionamos mais máquinas, devido ao aumento de servidores para atender os mais diversos departamentos, seguindo o crescimento populacional e de serviços públicos em Ribas do Rio Pardo.

Na avaliação de Raul Sérgio, tudo isso faz parte de um plano de modernização da tecnologia nos departamentos públicos de Ribas do Rio Pardo, implantado desde o início da atual gestão e que envolve todos os setores da Prefeitura, com maior investimento em novas máquinas e equipamentos, capacitação de pessoal e melhoria na infraestrutura de atendimento ao cidadão, proporcionando agilidade e maior conforto. “A ideia até agora foi fazer ‘20 anos em dois’, pois esse é o tempo que alguns computadores que os servidores estavam utilizando já possuíam de uso. Tudo isso é para oferecer um serviço de melhor qualidade ao cidadão e proporcionar retorno com precisão e segurança ao município” avalia o diretor de TI da Prefeitura.

De acordo com Raul Sérgio, todo esse esforço é um compromisso com o cidadão rio-pardense, com o foco na melhoria e otimização dos serviços, incluindo a renovação dos computadores, que, inclusive, faz parte do plano de governo. “A maioria dos equipamentos era obsoleta, no Município como um todo. Com essa mudança, estamos dando mais um passo em proporcionar um atendimento mais rápido e seguro”, complementa Raul Sérgio.

Nesta etapa, Departamento de TI da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo está fazendo uma curadoria dos equipamentos de vários equipamentos e ainda vai instalar mais 50 computadores com seus respectivos conjuntos de máquinas que os acompanham. O gerente de Software da Prefeitura, Higor Doná, informa que enquanto se faz as trocas, o computador que é substituído é levado ao departamento de TI. Lá, essa máquina passa por um processo de desmontagem, limpeza, e teste dos componentes para que se tenha um diagnóstico se é possível dar um ‘upgrade’ com peças novas. “Esse processo de upgrade só se dá devido a uma licitação feita recentemente de peças e materiais de informática, bem como ferramentas para atender ao Departamento de TI do Município”, comenta Higor Doná.

Desta forma, o setor de gestão de TI também tem avançado no aproveitamento de uma parcela dos melhores computadores antigos que já estão nos departamentos, realocando para outros. “A estimativa que temos é de que houve um aproveitamento 30% dos computadores que já estavam nos departamentos”, acrescenta Higor Doná. Paralelamente, o setor de TI tem aumentado a implementação de serviços digitais para que o cidadão não precise se deslocar até os departamentos, além de melhorias na infraestrutura de rede lógica, que também é um outro ponto crucial deste trabalho, levando-se em conta que a maioria dos departamentos ainda conta com a estrutura de rede lógica antiga e defasada para os atuais padrões de rede e internet atuais.

Raul Sérgio e Higor Doná no processo contínuo de instalações novas máquinas e equipamentos em todos os órgãos municipais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: