Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Prefeito, secretário de Educação e diretores iniciam formulação de plano de segurança nas escolas

Onda de violência registrada em outros Estados e vídeos divulgados nas redes sociais aceleraram tomada de decisões

11/04/2023

17:00

ASSECOM

Reunião do Prefeito João Alfredo com lideranças da educação

O lema é reforçar a segurança em todas as escolas de Ribas do Rio Pardo. Essa foi a decisão tomada após uma reunião de emergência realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta terça-feira (11). A reunião – idealizada pelo secretário municipal de Educação Nizael Almeida – contou com a participação do prefeito João Alfredo Danieze, de diretores e coordenadores das escolas municipais, estaduais, conselho tutelar e dos vereadores Luiz do Sindicato, Rose Pereira e Tânia Ferreira.

A reunião emergencial foi motivada mediante a uma série de ameaças deflagradas às escolas em quase todos os Estados. Em Mato Grosso do Sul, houve ameaças veladas em Campo Grande e em Rio Verde do Mato Grosso, mas os casos que eclodiram nos Estados de São Paulo e Santa Catarina – com a morte de uma professora e de quatro crianças em uma creche – fizeram com que as lideranças na educação em Ribas do Rio Pardo acionassem o sinal de alerta, com medidas de segurança preventivas.

O prefeito João Alfredo Danieze ressaltou que a gestão não medirá esforços para garantir a segurança a toda a Rede Municipal de Ensino (REME) e também ofereceu apoio às escolas estaduais. “Estamos atentos a tudo o que está acontecendo e essas medidas preventivas vêm em um momento de extrema atenção contra essas ameaças propagadas nas redes sociais e que os meios de comunicação acabam por difundir no sentido de informar a população”, destacou o prefeito João Alfredo, que recebeu apoio político dos vereadores Luiz do Sindicato, Rose Pereira e Tânia Ferreira.

O secretário municipal de Educação, Nizael Almeida, informou que um processo licitatório para monitoramento por meio de vídeo nas escolas está em andamento. “Estamos discutindo com diretores, coordenadores e demais professores a possibilidade de colocarmos mais vigias. Essa discussão terá participação dos pais. O mais importante é que vamos agilizar tudo isso o quanto antes. A resposta que daremos a toda sociedade será em conjunto com professores e pais de alunos”, enfatizou Nizael Almeida.

A secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, também participou da reunião e se colocou à disposição para as tomadas de decisões. O presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, vereador Luiz do Sindicato, parabenizou a rapidez do prefeito e do secretário em se reunir com os professores. A vereadora Rose Pereira salientou que o poder legislativo apoia a prefeitura nas ações. A vereadora Tânia Ferreira também concordou com a necessidade de tomar medidas urgentes.

Josiane Luana, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SED), adiantou que será iniciada uma campanha de conscientização antiviolência nas escolas. Célia Freitas, coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Balão Mágico, manifestou apoio à colocação de sistema de monitoramento por vídeo em todas as escolas. Pelo departamento pedagógico da SED, Rafael da Cruz ressaltou que é necessário restaurar o clima de tranquilidade no ambiente escolar. Kelly Brasil, também do departamento pedagógico da SED, frisou que essa campanha de conscientização contra a violência nas escolas já começou em Ribas com a reunião e que ainda essa semana será conhecida por toda a cidade.

PM anuncia reforço no policiamento em creches e escolas

Na manhã desta terça-feira (11), Polícia Militar (PM) de Ribas do Rio Pardo iniciou uma mega operação de reforço de policiamento nas escolas e creches do município. Com o risco de atentados em colégios espalhados pelo país, as autoridades de Ribas do Rio Pardo se sensibilizaram em prover maior segurança aos pais e alunos.

Por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo e Polícia Militar, o policiamento está sendo reforçado diariamente para prevenir qualquer ato de violência. Em nota, a PM salientou que fica o alerta de que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas e que a população pode manter a calma e a ordem, pois nenhum ato acontecerá se todos juntos se unirem. Qualquer informação ou denúncia pode ser feita com total sigilo pelo 190.

Governador anuncia nesta quarta-feira (12) o Plano de Segurança nas escolas públicas

O governador Eduardo Riedel se reuniu no final ainda na segunda-feira (10) com o secretário de Educação, Hélio Daher, o adjunto da pasta, Edio Rezende, e com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, para discutir o pacote de ações para coibir a violência e promover segurança nas escolas estaduais. A divulgação do plano vai ocorrer na próxima quarta-feira (12) pela manhã.

O governador visitou o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual de Ensino, que fica em Campo Grande, no bairro Amambaí. O local tem o controle em tempo real das unidades que já dispõe de câmeras e sistema eletrônico. O número de unidades monitoradas deve chegar a quase 300 escolas ainda neste mês.

Uma das principais ações em execução é o programa "Escola Segura, Família Forte", realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da PM (Polícia Militar), que atende 128 escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande desde o início de março deste ano e que deve atender aproximadamente 100 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Capital.

A rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa ocorre por meio de celulares disponíveis nas viaturas, além de um tablet que serve para o policial registrar toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas. No total são seis equipes de atendimento em todas as regiões da cidade. Os diretores das escolas estão inseridos num aplicativo de mensagens que facilita a comunicação.

O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.

Previous slideNext slide

     


      Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

      Últimas Notícias

      Veja Mais

      Envie Sua Notícia

      Envie pelo site

      Envie pelo Whatsapp

      Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

      PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

      Site desenvolvido por: