ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Abril Verde: Campanha alerta para prevenção de acidentes de trabalho
Para o deputado estadual Junior Mochi, é necessário integrar a prevenção como parte da cultura organizacional
10/04/2023
07:25
HELOÍSE GIMENES
©DIVULGAÇÃO
Durante o mês de abril, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) adere à campanha Abril Verde, como forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. No Estado, a Lei 5.196 de 2018, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), instituiu o Abril Verde e o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
“A Lei Estadual não é apenas prestar homenagens às vitimas, mas, principalmente, objetiva mobilizar a sociedade para a promoção de medidas que buscam a redução dos acidentes de trabalho e a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho”, destacou Mochi.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), revelam que entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil e 6,7 milhões sofreram algum tipo de acidente de trabalho
No mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em razão de doenças e acidentes de trabalho. Os gastos com benefícios previdenciários acidentários foram de R$ 136 bilhões.
A incidência de acidentes de trabalho no emprego formal no ano passado chegou a 171 casos a cada 10 mil empregos. Mato Grosso do Sul apresentou número superior à média, com 188 comunicações a cada 10 mil empregos. O trabalho na área rural se destaca como um dos mais perigosos.
Para Mochi, reduzir esses números é possível ao integrar a prevenção como parte da cultura organizacional. “Acidentes e doenças do trabalho continuam a fazer vítimas e a consumir milhões de reais dos cofres públicos. É preciso investir em prevenção de forma constante e planejada”, disse.
Neste ano, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho tem como foco a Segurança e Saúde no Trabalho e os riscos psicossociais no trabalho. Mato Grosso do Sul possui três Centros Referência em Saúde do Trabalhador (Campo Grande, Dourados e Corumbá), que promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida, por meio da prevenção e vigilância. Saiba mais aqui.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios