POLÍTICA
Vander faz cobranças à ANTT em audiência sobre nova concessão da BR-163
O parlamentar criticou o alto valor dos pedágios e o curto trecho da duplicação
24/03/2023
19:55
ASSECOM
ALEX NANTES
©DIVULGAÇÃO
Na manhã desta sexta-feira (24), em Brasília, o deputado federal Vander Loubet esteve na 2ª sessão pública da Audiência Pública nº 3/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre as minutas de edital e contrato da reconcessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul.
O evento teve como foco a Rota do Pantanal, como é denominado o trecho de 379,6 km de extensão que faz a ligação entre Campo Grande - mais precisamente do entroncamento com a BR-262 - e a divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em Sonora.
De acordo com o projeto da ANTT, o contrato impõe que sejam investidos R$ 4,3 bilhões em até 30 anos. Porém, nos cinco primeiros anos, seriam feitos apenas reparos estruturais no percurso da Rota.
Está prevista a duplicação de 67 km da rodovia, sendo que 27,3 km são dentro do perímetro urbano de Campo Grande, entre as saídas de São Paulo e Cuiabá, e o restante em anéis rodoviários dentro de outros municípios. Também há a previsão de serem feitos 84 km de faixas adicionais, 2,5 km de vias marginais, 14 passarelas para pedestres, 10 passagens para a fauna e diversos dispositivos de segurança.
Devido ao novo contrato e às obras programadas, a ANTT informou que o edital prevê reajuste no valor de quatro praças de pedágios. A correção nos valores varia de 110% a 130% sobre o que é cobrado hoje.
Para o deputado federal Vander Loubet, são incoerentes os valores estimados pela agência, dado o projeto de obras apresentado durante a audiência, principalmente em relação aos cinco primeiros anos, já que a empresa que terá a concessão fará apenas pequenos reparos estruturais.
“Nós, poder público e usuários, sentimos que a ANTT tem olhado com muito mais carinho as empresas do que a população que utiliza a rodovia. Se o valor aumentar dessa forma, com esse projeto que contém poucas intervenções, podem ter certeza que vai ter uma manifestação muito grande por parte dos usuários", sentenciou o parlamentar durante seu pronunciamento na audiência.
Vander criticou ainda o pequeno percurso que será duplicado, de apenas 67 km em uma rodovia com extensão de 379 km. “É irrisório essa duplicação, sendo que 60% será feita no trecho urbano de Campo Grande. Toda a sua extensão deveria ser duplicada, sobretudo com esses valores apresentados. É um sonho antigo do sul-mato-grossense, que vê diariamente vidas sendo ceifadas nessa rodovia”, finalizou o parlamentar.
Segundo os diretores da ANTT, as dúvidas e propostas em relação ao projeto poderão ser encaminhadas à Agência até 13 de abril, e que após essa data serão encaminhadas ao Ministério dos Transportes, para que o projeto seja rediscutido e que se façam as alterações necessárias para o edital, que será lançado em 2024.
Edição: Éder F. Yanaguita
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios