EDUCAÇÃO
UEMS forma terceira turma do curso de Medicina
09/12/2022
15:30
ASSECOM
Na noite de 08 de dezembro, quinta-feira, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, realizou a colação de grau da terceira turma do curso de Medicina da UEMS, a turma mais jovem já formada pela UEMS, teve a colação de grau de 48 formandos, sendo uma colação extraordinária realizada em novembro. Com a presença de autoridades, familiares, amigos, egressos, colegas de curso, professores e servidores da UEMS, a noite foi festiva para os formandos e seus convidados.
A cerimônia teve a mesa de autoridades composta pelo Reitor Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, a Vice-reitora, Profa. Dra. Celi Correa Neres, pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Flavio Senefonte, pelo coordenador adjunto, Prof. Dr. Paulo de Tarso Jardim, pelo conselheiro Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel, pela Pró-reitora de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS (PROEC/UEMS), Profa. Dra. Erika Kaneta Ferri, pelo gerente da Unidade Campo Grande, Prof. Dr. Djanires Lageano Neto, pelo paraninfo da turma, Prof. MSc. Renato Bichat de Arrura, pelo homenageado como nome da turma, Prof. Dr. Fábio Paes Barreto, pelo técnico de nível superior, Dr. Marcelo Teixeira. Também contou com a presença do Secretário de Estado de Cidadania e Cultura de Mato Grosso do Sul (SECIC), Sr. Eduardo Romero, representando o Governador Reinaldo Azambuja, e do Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU), Sr. Sandro Benites.
"Na vida nada é fácil, mas é necessário, a UEMS me amadureceu como ser humano e profissional, e mostrou que não preciso ter medo de quem sou porque sou aceito como sou", com essas palavras o formando Daniel Lopes Villalba, destacou toda a trajetória sua e de seus colegas, hoje médicos formados na terceira turma da UEMS. Daniel representa também uma UEMS inclusiva, acolhedora e "integrativa", como ele destacou. Assim, como cotista negro do sistema de cotas da UEMS, ele se superou e superou as adversidades para chegar até aqui e junto de outros quatro colegas negros e quatro indígenas concluíram com seus demais colegas de turma a formação dos seus sonhos.
Momentos da Colação
Durante a colação o orador da turma, Iann Paterlini, descreveu o sentimento de viver aquele momento como "mesmo vivendo incertezas em alguns momentos, nós deixamos nossa marca por onde passamos e não vamos nos esquecer da UEMS porque ela faz parte de quem somos hoje, junto da nossa família e amigos que nos deram todo o suporte que precisamos".
O coordenador do Curso de Medicina, professor Flávio Senefonte, em seu discurso deixou um recado para os novos médicos sobre guardarem bem aquele momento de conquista na memória, e viverem todos os dias não se esquecendo que o papel do médico é acolher as pessoas e tratá-las bem sempre.
"Está no DNA da nossa UEMS servir, por isso ela existe por causa de cada aluno e para cada um. Hoje mais uma turma se forma e levará seu conhecimento pelo Brasil e pelo mundo, mas saibam que sempre estaremos de portas abertas para vocês", finaliza o Reitor Laércio de Carvalho.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
Leia Mais
Vereadores querem atrair mais indústrias e empregos para Campo Grande
Leia Mais
Páscoa mais doce, coração mais quente: campanha do AME – Amigos da Eldorado mobiliza colaboradores e beneficia instituições em quatro cidades
Leia Mais
Governo Federal amplia investimento no programa Cantinhos da Leitura
Municípios