Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

UEMS/CG

Núcleo de Dança faz live e propõe o encontro de forças entre mulheres

16/11/2022

16:20

ASSECOM

Foto: Alice Jardim e Gabriela Zanardi

O Núcleo Fuga!, do curso de Dança, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizará uma live sobre a performance em dança propondo o encontro de forças entre mulheres. A live tem o objetivo de debater sobre o projeto SustentAção, iniciativa que nos meses de julho e agosto de 2022, levou a ação performativa SustentAção para as ruas de quatro cidades paulistas (Campinas, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo) construindo uma reflexão sobre o corpo feminino, assim como uma resposta ao sistema violento, sexista e misógino, trazendo as urgências de muitas mulheres.

O projeto também contou com uma Conversa-Ação, atividade teve como objetivo criar uma roda de conversa a fim de promover um espaço de escuta e trocas sobre experiências diversas de apoio e amparo entre mulheres. Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti estiveram à frente da direção e concepção do projeto, que também teve a parceria de espaços e coletivos liderados por outras mulheres.

A live “SustentAção – ReverberAções” é um evento idealizado e proposto pelo Núcleo Fuga!, linha de pesquisa composta por artistas-docentes-pesquisadoras/es que vêm investigando, de forma transdisciplinar, as contaminações poéticas entre as linguagens do teatro, da dança e da performance, e que se encontra ligada ao grupo de pesquisa Corpo Sendo, coordenado pela professora Dora de Andrade, dos cursos Artes Cênicas, de Dança e de Teatro da UEMS.

A professora Dora de Andrade, contou sobre os elementos que compõem o propósito do projeto. “Acredito que SustentAção surge pelo fato de que, há algum tempo, essa ação já estava presente em nós. Percebo que em nossos trabalhos, e mesmo em outras formas de construção, já agíamos nessa direção ao pensar formas de estarmos juntas em um movimento de acolhimento e encontro de forças, de vozes, de gritos e de sonhos a serem sustentados. Talvez não tivéssemos ainda a consciência, e já praticávamos essa ação de maneira mais sutil em nossa vida, mas não menos potente. Então esse projeto veio dando contorno a esses movimentos”.

A artista docente enfatizou que este trabalho é uma resposta à realidade brasileira que passa por dificuldades em diversos âmbitos sociais. “Esta ação vem também numa perspectiva de estarmos fazendo o inadiável dentro de um sistema extremamente violento, sexista e misógino, trazendo nossas urgências, e de muitas outras, e também de estarmos com a escuta atenta para outras urgências que são muitas vezes silenciadas. Busca reivindicar a necessidade de outras configurações para nossas existências e criar um espaço de encontro e de estar lado a lado com outras mulheres”.

A performance teve diversos retornos do público. “Cada cidade e cada contexto tem uma reação diferente, mas de modo geral a ação provoca estranhamentos no espaço urbano, além de reconhecimentos, principalmente quando encontramos outras mulheres durante o percurso. Ouvimos o que elas querem vingar, falamos sobre apoios e amparos. Elas reconhecem rapidamente a importância de estarmos juntas. Assim, a performance também tem entrado em contato com essas breves histórias e acessado mulheres que estão conosco, nossas antepassadas, as mulheres que precisam ser lembradas. Aquelas que queremos vingar e aquelas que nos fazem vingar”, finaliza Bruna Reis.

SustentAção é uma performance duracional em dança que acontece no espaço público urbano, no qual um trajeto da cidade é escolhido para ser percorrido em três movimentos coreográficos (Amparar, Apoiar e Vingar). A performance é realizada por três mulheres em relação a outras mulheres e a cidade, uma obra que propõe deslocamentos, acolhimentos, compartilhamento de forças, e outras possibilidades de encontros e trocas, como estratégia de resistência e abertura de mundos.

A pesquisa prática do Núcleo Fuga! busca criar encontros entre diversos artistas e pesquisadores unindo a prática e a pesquisa acadêmica, guiado por uma noção de coletividade. Para saber mais, acesse: @nucleofuga.

SERVIÇO

SustentAção | ReverberAções - LIVE

Dia 19/11/22 - sábado 

Live 1 | Processo Criativo:

18h (horário do MS)

Convidadas: Alice Jardim e Monica Galvão.

 

Live 2 | Mulheres em Rede:

19h30 (horário do MS)

Convidadas: Suzy Santos, Caia Gusmão (Casa sem preconceito / Campinas/SP) e Tainá

Farrielo (Biblioteca Djeanne Firmino / São Paulo/SP)

Produção: Núcleo Fuga e Território Produções

Coordenação de produção: Roberto Rezende e Bruna Schroeder

Comunicação/Marketing Digital: Flávio Rabelo e Roberto Rezende

Designer Gráfico: Alice Jardim

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: