SANEAMENTO
Sanesul e governo autorizam ampliação do sistema de esgoto em Nova Andradina
18/08/2022
12:30
Willams Araújo
O governo estadual e a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) autorizaram, nesta quinta-feira (18), abertura de licitação pública para obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Nova Andradina.
O documento foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pela diretora-presidente da companhia de saneamento, Marta Ferreira Rocha, no Centro de Convenções Silvio de Souza, na presença do prefeito Gilberto Garcia dos diretores da Sanesul, Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente), Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações) e André Luis Soukef Oliveira (Administração e Finanças) e de várias autoridades estaduais e municipais.
A licitação prevê a construção de estações elevatórias de esgoto bruto, além de obras complementares. Com recursos próprios da Sanesul como parte do programa
Avançar Cidades, serão investidos R$ 10 milhões nas obras que visam melhorar a qualidade de vida das famílias do município. Os bairros contemplados com os investimentos são parte do Centro, parte do Centro Educacional, Horto-Florestal, Vila
Beatriz e Omar Soares de Andrade.
De acordo com Marta Rocha, Nova Andradina possui atualmente 48% da área de cobertura do esgoto, mas a Sanesul e o governo do Estado planejam chegar aos 85% em 2023 e 98% em 2026, atingindo assim a meta da universalização do setor.
O governador Reinaldo Azambuja reafirmou o seu compromisso em levar obras de infraestrutura e outros investimentos para todos os municípios do Estado, inclusive Nova Andradina que é um dos mais importantes polos regionais econômicos do Estado e responsável pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
O prefeito Gilberto Garcia agradeceu a parceria com o governo e com a Sanesul em torno de importantes projetos para região.
INVESTIMENTOS EM ÁGUA E ESGOTO
Até agora, governo e Sanesul já investiram mais de R$ 52,3 milhões em obras de saneamento em Nova Andradina, incluindo obras de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, incluído recursos próprios e por meio de parcerias institucionais com os órgãos do governo federal.
Além de Nova Andradina, a Sanesul tem atuado para universalizar o esgotamento sanitário nos demais 67 municípios onde a companhia mantém a concessão dos serviços públicos de água e esgoto, obedecendo à determinação do governador.
A ideia é que Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado da federação a atingir esta meta, se antecipando ao novo Marco Legal do Saneamento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios