AGRONEGÓCIO
Fundação apresenta o avanço positivo nos experimentos de soja em Alcinópolis
14/08/2022
17:55
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Neste sábado, 13 de agosto, o Presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, o diretor executivo da entidade, André Bartolomeu Piesanti e o pesquisador Fábio Lima Abrantes apresentaram para o público e autoridades de Alcinópolis, os resultados dos experimentos com soja naquele município.
Já são três anos realizando experimentos com soja na Fazenda Rodansechis, localizada entre Alcinópolis e Figueirão e os números apresentados pelo pesquisador Fábio mostram a evolução positiva que comprova a viabilidade da cultura na região.
A progresso dos experimentos começa com o número de materiais cultivados. No primeiro ano foram cinco, no segundo 25 e neste ano agrícola que se finda já foram 54, sendo que uma delas apresentou produtividade de 60 sacas por hectare.
Ilton Henrichsen destacou a importância da evolução, já que no primeiro ano a cultivar que demonstrou maior produtividade chegou a 27 sc/ha.
A apresentação dos resultados foi realizada aproveitando as estruturas do Sindicato Rural de Alcinópolis e o público que estava presente para um leilão de gado, evento que reuniu importantes pecuaristas da região.
Na oportunidade, o pesquisador Fábio apresentou o comportamento de cada material experimentado e lembrou que o sistema adotado e recomendado para a região é a ILP, Integração Lavoura Pecuária. Fábio ainda destacou a importância de se detectar o grau de resíduo do herbicida Picloram, muito utilizado na pecuária para controle de ervas daninhas de folhas largas nas pastagens. Este herbicida é toxico para a soja e deixa resíduo no solo por até cinco anos. Os pesquisadores já detectaram variedades de soja com moderada resistência ao baixo resíduo do Picloram.
O Presidente Ilton Henrichsen testemunhou a eficiência do sistema ILP, lembrando que sua família o utiliza na região da Pedra Branca, em Chapadão do Sul, terras com baixo índice de argila, com sucesso, mantendo a produtividade da soja e aumentando da carne bovina. “Não estamos querendo substituir a tradicional pecuária pela agricultura, mas promover a já comprovada eficiência da ILP na região”, destacou Henrichsen.
Participaram da apresentação, o Prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Luiz Müller, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Nahur Tito Queiroz de Brito e o Diretor do Departamento de Agricultura daquela secretaria, Rodrigo Louveira.
As autoridades discursaram e reforçaram o apoio para a continuidade dos experimentos e os incentivos para que os pecuaristas do Município aderem ao sistema ILP. Segundo o Prefeito Dalmy, o trabalho da Fundação Chapadão é muito importante para o agronegócio e lembrou que a integração da agricultura com a pecuária vai aumentar a oferta de alimentos, promover o desenvolvimento econômico do seu Município, que acaba proporcionando mais condições para investimentos públicos.
Na oportunidade foram entregues cópias de um compêndio com as informações dos tratos culturais e resultados alcançados em cada material testado pela Fundação Chapadão, sob a coordenação do Pesquisador Fábio, neste ano agrícola em Alcinópolis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com mais de 50 mil doses aplicadas, fim de semana tem plantão contra gripe
Leia Mais
Com 100 dias de gestão, Campo Grande colhe os frutos de ações em todas as áreas
Leia Mais
Expogrande, Festival Expressão de Rua e festas no interior agitam o fim de semana em MS
Leia Mais
Rinaldo alerta falta de profissionais dentistas na rede pública de saúde da capital
Municípios