Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

INTERIOR

Pela segunda vez, Bataguassu adere ao Cidade Empreendedora

Programa do Sebrae/MS vai promover novas ações para impulsionar desenvolvimento do município e transformar a economia

18/04/2022

07:50

Assecom

A Prefeitura Municipal de Bataguassu aderiu, pela segunda vez, ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira, dia 18 de abril.

Segundo o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), com a nova adesão ao programa a ideia é fazer com que o município se desenvolva ainda mais. “Conheço bem o trabalho feito pelo Sebrae, então, acredito na instituição. Uma das ações do programa é a pesquisa socioeconômica que será feita no nosso município para ouvir a população e identificar as melhorias necessárias. Tenho grandes expectativas em relação ao Cidade Empreendedora, pois Bataguassu está crescendo, tem muita gente vindo para cá investir, e com esse trabalho em conjunto iremos promover o desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Com a contratação, Bataguassu passa a integrar o terceiro ciclo do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 18 meses. Anteriormente, o município foi atendido pela instituição na primeira edição do Cidade Empreendedora, executada em 2018 e 2019 e, agora, serão feitas novas ações para impulsionar a economia local. Será elaborado um novo plano de desenvolvimento econômico com iniciativas voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa transformar o desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.

Dados da Receita Federal, de 2022, apontam que em Bataguassu, neste ano, há 2.086 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a 87% da densidade empresarial. A partir do programa esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento dos municípios. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Primeira ação do programa

Em Bataguassu, a execução do Cidade Empreendedora começa com a ação “Sebrae na sua empresa”. Agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site, basta clicar aqui.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: