Atual campeão, Costa Rica estreia com vitória no Estadual de Futebol 2022
03/02/2022
09:50
Fundesporte
Lucas Castro
O Costa Rica estreou com o pé direito no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022, ao bater o Operário, por 2 a 1, nesta quarta-feira (2). Além deste, mais três jogos movimentaram a rodada de abertura em Campo Grande, Rio Brilhante e Aquidauana. A competição tem o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), como principal fomentador.
Diante de seu torcedor, no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão), a Cobra do Norte foi superior ao Galo, em confronto válido pelo grupo A, e marcou com Eduardo e Jorginho. Adriano foi o autor do gol operariano. Pela mesma chave, o União/ABC venceu o Comercial pelo placar mínimo, com gol de Matheus, no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão).
O Dourados AC jogou no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), em Rio Brilhante, e ficou no empate em 1 a 1 com o Coxim. Douglas abriu o placar para os mandantes e Vinicius deixou tudo igual para a equipe coxinense. Também pelo grupo B, o Aquidauanense fez valer o “fator casa” e bateu o Naviraiense por 3 a 1, no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza (Noroeste). Os gols do Azulão foram de Jô e Bruno Chaves (2x).
O campeonato tem a participação de 10 clubes, divididos em dois grupos. A chave A conta com Costa Rica Esporte Clube, Operário Futebol Clube, Esporte Clube Comercial, Clube de Esportes União/ABC e Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (SERC). Já o grupo B é formado por Dourados Atlético Clube, Aquidauanense Futebol Clube, Esporte Clube Águia Negra, Clube Esportivo Naviraiense e Coxim Atlético Clube.
O Estadual 2022 segue o formato de disputa da última edição. Na primeira fase, classificatória, os times se enfrentam em turno e returno até 13 de março, segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.
Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato está previsto para terminar em 24 de abril. A competição tem o apoio do Governo do Estado, via Fundesporte.
Foto de destaque: Arquivo/CREC
Foto interna: Franz Mendes
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios