Hospital Cassems de Campo Grande realiza procedimento cirúrgico pioneiro no estado para tratar aneurisma
O Hospital Cassems Campo Grande é o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a nova modalidade de procedimento
10/12/2021
16:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Na última quinta-feira (09), o Hospital Cassems Campo Grande deu mais um passo em direção a inovação dos seus serviços, com um procedimento pioneiro em todo o estado, o tratamento endovascular por cateter. O médico Victor Neves Pereira trouxe a nova modalidade de cirurgia do Canadá para o Brasil e tem visitado os estados para levar o procedimento. A intervenção, que acontece por meio de um stent inserido nas paredes das artérias, traz a possibilidade de tratar aneurismas de maneira minimamente invasiva, com recuperação mais rápida e menos riscos.
De acordo com o médico Victor Neves Pereira, a inovação desse procedimento consiste na tecnologia de fabricação do stent que é utilizado. “O lançamento deste novo dispositivo está acontecendo agora no Brasil. Temos percorrido vários estados do Brasil, auxiliando os colegas na colocação do stent, para que reproduzam o procedimento. Viemos aqui no Hospital Cassems, em Mato Grosso do Sul, repassar esse novo recurso”.
O médico Luís Henrique Tobaru Kanashiro explica os benefícios do procedimento para os pacientes. “O tratamento endovascular por cateter é minimamente invasivo, a recuperação é mais rápida e tudo se faz pelas artérias. A colocação do stent é mais rápida, facilitando a parte técnica do cirurgião. Tem mais chances de dar certo e haver poucos problemas na cirurgia”.
Conforme Kanashiro salienta, o tratamento endovascular é utilizado para casos de aneurisma cerebral. “A paciente que vamos atender hoje tem um aneurisma, é a dilatação de um vaso que cedeu e se torna uma bolha, essa bolha cresce e pode romper. Hoje, é possível inserir o stent e ele cicatrizar. O dispositivo está na quarta geração, nunca foi utilizado no estado. Por isso, um médico de referência do Canadá está iniciando esse procedimento no Brasil”.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cassems mantém maior nota da ANS em Mato Grosso do Sul pelo terceiro ano consecutivo
Leia Mais
Prefeita veta projeto que suspendia decreto da taxa do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Motiva Pantanal mantém obras de ampliação e manutenção na BR-163/MS nesta quarta-feira
Leia Mais
Mutirão do Conhecimento fortalece a Atenção Básica e integra rede de saúde em Três Lagoas
Municípios