|
Divulgação |
Representantes da ATTA (Adventure Travel Trade Association) e da Embratur encerraram na quinta-feira (8) passada a visita de inspeção e avaliação do roteiro elaborado pelo destino Corumbá-Pantanal para a realização do evento internacional Adventure Week Brazil- Bonito & Pantanal.
A edição que será realizada pela primeira vez no Brasil, acontecerá em Bonito e no Pantanal, entre os dias 2 e 11 de abril e oferecerá a operadores, agentes de viagem e jornalistas europeus e norte-americanos uma semana de atividades relacionadas ao Ecoturismo e Turismo de Aventura. A semana reunirá 15 operadores de viagens, que conhecerão os destinos turísticos a serem trabalhados nos países emissores e cinco jornalistas especializados no segmento.
A ação de inspeção tem por objetivo avaliar a qualidade do roteiro previamente estabelecido visando um melhor potencial de promoção, divulgação e negócios.
Entre os atrativos visitados em Corumbá estavam as estruturas e equipamentos turísticos urbanos, expedição na Estrada Parque Pantanal Sul, Cruzeiro Expedição Pantanal com foco no segmento de ecoturismo e aventura pelo Pantanal de Corumbá e outros. O itinerário da viagem permitiu ver de perto as belezas das atrações e o calor hospitaleiro do destino.
A última atividade proposta foi o Treinamento de Comercialização e Roteirização de Ecoturismo e Turismo de Aventura direcionado aos trade local com a apresentação do evento e das oportunidades do segmento para o turismo local, apresentado pela diretora da ATTA/Adventure Travel Trade Association para a América do Sul, Gabriella Zampoli de Assis. Na oportunidade, foram apresentadas informações do evento, elucidadas as dúvidas sobre o segmento e explanadas as oportunidades de negócios na cadeia produtiva do turismo local.
Conforme Gabriela o segmento Turismo de Aventura e Ecoturismo cresce 65% ao ano no Brasil e Mato Grosso do Sul tem grande potencial e produtos referência no mercado. Ela destacou a importância da construção de uma relação com operadores tanto internacional, quanto nacional. “Existem vários perfis de turistas é preciso um marketing específico para atrair cada perfil de turista e outro aspecto importante é o diferencial competitivo como por exemplo, o histórico e cultural pouco explorado”, ressaltou.
A equipe técnica ficou cinco dias em Corumbá para a realização da inspeção do roteiro turístico proposto pelo destino. A partir desta sexta-feira (8) até a próxima terça-feira (12) o circuito continua em Bonito.
Promover e apoiar a comercialização e a divulgação do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Pantanal e Bonito são os principais objetivos desta ação, ressalta o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra. “Durante o evento, nossos destinos e produtos serão apresentados a profissionais especializados no segmento Ecoturismo e Turismo de Aventura. Momento fundamental para o fortalecimento da imagem no exterior”, destacou Cintra.
O evento é uma realização da ATTA e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, as prefeituras e Conselhos Municipais dos destinos sede do evento.
Nesta sexta-feira (8), a equipe iniciou a inspeção em Bonito, o circuito inclui atividades no Rio Sucuri, cavalgada no Parque Ecológico Rio Formoso, rapel e flutuação no Abismo Anhumas, Rio da Prata, Buraco das Araras, arvorismo, mergulho e outras atividades.
Fonte: ASSECOM
Por: Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS.