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O turista de aventura deixa 90% do recurso financeiro no munic�pio que visitou, apontou Shannon Stowel, presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), durante o Semin�rio Internacional de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado pelo BonitoConvention & Visitors Bureau, Embratur, Sebrae e Prefeitura Municipal de Bonito. �Diferente de um visitante que vai para um Resort ou mesmo para um cruzeiro, quando 10% fica no destino�, explicou.
A preocupa��o com o desenvolvimento humano e com a preserva��o ambiental est�o ligadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura. Stowel explicou ainda que esse tipo de visitante consome dos empreendimentos de pequeno porte na cidade, por isso, o recurso fica no munic�pio que estabelece esse tipo de turismo. Outro benef�cio desse segmento � que empodera as mulheres, promove a educa��o ambiental e mant�m a popula��o jovem dentro das cidades, uma vez que h� gera��o de emprego, por meio do turismo.
A Am�rica do Sul � um dos continentes que tem maior possibilidade de explorar o ecoturismo e o turismo de aventura no mundo. O presidente da ATTA apontou a regi�o como a primeira em ascens�o para este tipo de turismo. Ele apresentou essas informa��es durante o Semin�rio Internacional de Ecoturismo e Turismo de Aventura, em Bonito. A ATTA � a maior entidade desse segmento no mundo, tem mais de 1.100 operadores de turismo associados e tem uma capilaridade com mais de 20 mil pessoas ligadas ao turismo.
Stowel liderou no Pantanal e em Bonito o Adventure Travel Pantanal & Bonito, um evento que trouxe 15 operadores de turismo e 5 jornalistas ligados ao segmento. Conforme o presidente, o turismo de aventura e ecoturismo movimentou 265 bilh�es de d�lares em 2015. �� uma grande oportunidade de mercado. Cerca de 40% dos viajantes, faz um passeio ligado ao turismo de aventura�, apontou.
Desmistificar o que � turismo de aventura tamb�m � importante para a ATTA. Stowel explica que pode ser desde uma caminhada a observa��o de p�ssaros. �Temos tr�s tipos de turistas desse segmento: os curiosos, os aventureiros e os entusiastas. Os curiosos n�o viajam para fazer determinada atividade, mas se a agencia oferecer, ele pode ficar interessado e participar. J� o aventureiro, � mais jovem, viaja para fazer v�rias atividades ligadas � rafting, caiaque, ciclismo. E o entusiasta, viaja at� mesmo fora de temporada. � aquele que, por exemplo, � observador de p�ssaros. � um turista focado�, comentou.
�Roteiros customizados�, resumiu Stowel. Segundo ele, esse turista gosta de sentir-se especial e quer adequar ao passeio ao que ele gosta de fazer. O presidente ainda comentou que 80% dos participantes do Adventure Week n�o conheciam o Brasil. Um deles, antes de chegar disse que n�o vendia o destino porque simplesmente n�o conseguia diferenciar um Pa�s do outro. Agora, para ele vai ficar mais f�cil apontar o destino para seu cliente.
Fonte: ASSECOM